Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Unidade Médica Expedicionária da Marinha
Forma(s) paralela(s) de nome
- UMEM
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- UMEXMB
Outra(s) forma(s) de nome
- 95350
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
28/09/2009
Histórico
Foi realizada, no dia 14 de março, no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo/RJ, a inauguração das novas instalações da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM). A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer e contou com a presença do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Celso Barbosa Montenegro e do Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante (Md) José Antonio Rodrigues Cordeiro.
A UMEM, com sede no Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria nº 331, de 28 de setembro de 2009, do Comandante da Marinha, com o propósito de prestar apoio de saúde aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) nas Operações Anfíbias, montar e nuclear uma Unidade Médica Nível Dois, no contexto das Operações de Paz, bem como instalações de saúde incorporadas a GptOpFuzNav nas Operações Humanitárias e em outras operações, a critério da Administração Naval. Subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, a UMEM é a organização militar responsável pela execução das atividades de Medicina Expedicionária na MB, sob orientação técnica do Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM).
Endereço: AV. Paiva S/Nº - Ilha das Flores - Neves - São Gonçalo - RJ - Brasil - CEP 24.426-148. Tel: (00XX21) 3707-9594
Locais
São Gonçalo - RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Missão: "Planejar e supervisionar o aprestamento das Unidades Subordinadas para prover destacamentos especializados em apoio aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, com vistas à realização de operações terrestres de caráter naval.
Avaliar a eficiência das estruturas e métodos organizacionais vigentes na Tropa de Reforço e propor os seus aperfeiçoamentos.
Avaliar e rever continuamente os procedimentos táticos e logísticos de Fuzileiros Navais e propor os seus aprimoramentos.
A fim de contribuir para realização de operações terrestres de caráter naval."
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
05/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias