Código de referência
Título
Data(s)
- 20/03/2015 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Dimensões variadas
Suportes: papel, microfilme, filme, fita e digital
Nome do produtor
História administrativa
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” foi incorporado à Armada no dia 24 de março de 2015, em cumprimento à Portaria n° 136/MB, mediante cerimônia realizada no cais da Keppel Marina, em Cingapura. O navio teve a sua construção iniciada em 10 de julho de 2013 e o batimento da quilha ocorreu em 16 de outubro de 2013. Foi lançado ao mar em 28 de setembro de 2014 e sua construção foi finalizada em março de 2015. Classificado como navio de Segunda Classe, recebeu o número de costado H-39.
A obtenção do NPqHo “Vital de Oliveira” foi decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Petróleo Brasileiro (PETROBRAS) e a VALE S.A., assinado em 20 de setembro de 2012. Seu propósito é servir como Plataforma Marítima, Laboratório Oceânico e Laboratório Multiuso, sendo empregado prioritariamente em prol do monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.
Este navio moderno, com uma vasta gama de equipamentos científicos, recebe o nome “Vital de Oliveira” em homenagem ao Capitão-de-Fragata Manoel Antônio Vital de Oliveira (1829 - 1867), Patrono da Hidrografia. Nascido na cidade de Recife e morto heroicamente em combate, durante a Guerra do Paraguai, em 2 de fevereiro de 1867, quando, no comando do Monitor Encouraçado “Silvado”, bombardeava a fortaleza de Curupaiti. Destacado navegador, geógrafo e um dos mais relevantes hidrógrafos que a Marinha do Brasil (MB) já teve, Vital de Oliveira realizou importantes levantamentos da nossa costa entre os rios São Francisco e Mossoró, os quais foram utilizados na confecção de uma série de cartas náuticas.
O navio possui as seguintes características:
• Deslocamento máximo: 4.200 t;
• Comprimento total: 78 m;
• Boca moldada: 20 m;
• Calado: 6,3 m;
• Velocidade máxima mantida: 12 nós;
• Velocidade econômica de cruzeiro: 10 nós;
• Velocidade mínima de governo: 2 nós;
• Tripulação: 90 militares e 40 pesquisadores;
• Autonomia: 30 dias.
E destaca-se pelo grande número de equipamentos científicos a bordo, como por exemplo: Ecobatímetro monofeixe EA 600, Ecobatímetros multifeixe EM122 e EM710, Perfilador de subfundo SBP120 (2,5 a 7,0 Khz), Sonar de Varredura Lateral (SVL) 5000 v2, Perfiladores de corrente (ADCP), CTD/Rossette, U-CTD (Underway-Conductivity, Temperature, Depth recorder), MVP (Moving Vessel Profiler), Veículo Operado Remotamente (ROV) e TV-Grab, Testemunhador Piston Corer, Estação Meteorológica Automática, Salinômetro e Sistema de medição de pCO2.
Durante a atracação na África do Sul, na rota de Cingapura para o Brasil, o NPqHo “Vital de Oliveira” recebeu 18 pesquisadores provenientes de cinco instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O Navio suspendeu novamente rumo ao Brasil no dia 27 de junho de 2015, dando início a sua primeira comissão científica, que teve como foco principal a realização de medições meteoceanográficas, visando a caracterizar a evolução de vórtices de mesoescala, que se propagam do sul da África em direção ao interior do Atlântico Sul (“Agulhas rings”).
Em 23 de julho de 2015, ocorreu a Cerimônia de Recepção do NPqHo “Vital de Oliveira” no cais da Base Almirante Castro e Silva (BACS), com a ilustre presença do Exmo. Sr. Jaques Wagner (Ministro da Defesa), Exmo. Sr. Aldo Rebelo (Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Exmo. Sr Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira (Comandante da Marinha), bem como diversas outras autoridades civis e militares. Equipado com 30 equipamentos científicos, este navio tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas da nossa Amazônia Azul.
“Pesquisa no mar? Vital, navegar!”
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira
Âmbito e conteúdo
Documentos relacionados ao Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre acesso
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado em 31/01/2023