Código de referência
Título
Data(s)
- 09/07/2018 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Dimensões variadas
Suportes: papel, microfilme, filme, fita e digital
Nome do produtor
História administrativa
O Navio de Apoio Oceânico Iguatemi foi construído na Índia, entre os anos de 2009 e 2011, no Shipyard estaleiro ABG. Inicialmente, receberam o nome “Sea Stoat”, para emprego como Navio de Suporte, Suprimento e Rebocador, para reabastecimento de plataformas e, caso necessário, prestar serviço de combate a incêndio.
No século XXI, constatamos relevantes mudanças para a atividade humana. No campo da defesa, o monitoramento e controle das áreas marítimas, tanto em zonas costeiras como em oceânicas, assumiu papel de grande relevância; em especial, nos países cujas águas, leito e subsolo possuem grandes riquezas minerais e recursos hídricos.
A crescente conscientização da importância política, estratégica e econômica da “Amazônia Azul”, contribui para a alocação de recursos que possibilitam a obtenção de meios navais necessários para a fiscalização, dos quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados referentes às Águas Jurisdicionais Brasileiras: A Amazônia Azul, onde estão os pilares da sobrevivência e prosperidade do Brasil.
A aquisição do NApOc agrega grande capacidade operacional, ampliando as ações de Patrulha e Inspeção Naval, voltadas à segurança da navegação, prevenção da poluição ambiental e, para a busca e salvamento, ao longo da extensa área marítima sob a responsabilidade do nosso País. Também deve ser destacada a atuação pioneira da Diretoria de Gestão de Projetos Estratégicos da Marinha e da Empresa Gerencial de Projetos Navais, uma parceria, sob orientação da Diretoria-Geral do Material da Marinha, que propiciou o aprimoramento dos processos de obtenção de meios para a MB.
O nome “Iguatemi” origina do tupi-guarani, que significa “rio que dá voltas, sinuoso”, importante rio do estado do Mato Grosso do Sul, afluente da margem direita do Rio Paraná. Outros três navios da MB receberam esse nome, uma Canhoneira, Torpedeira e uma Corveta da Classe Imperial Marinheiro, incorporada à Armada, em 01AGO1955. A Mostra de Desarmamento da Corveta “Iguatemi” ocorreu em 09AGO1995.
Assim, o NApOc Iguatemi, terá, a partir deste momento, a grande responsabilidade de dar continuidade ao legado de protagonismo dos seus antecessores.
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Navio de Apoio Oceânico Iguatemi
Âmbito e conteúdo
Documentos relacionados ao Navio de Apoio Oceânico Iguatemi
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre acesso.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
10/07/2018
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Inserido por SO-RM1 Calixto