Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Monitor Parnaíba
Forma(s) paralela(s) de nome
- MPARNAIBA
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- MNAIBA
Outra(s) forma(s) de nome
- 86102
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
11/06/1936
Histórico
O Monitor "PARNAÍBA" - U-17 - é o quinto Navio a ostentar este nome e foi construído no Arsenal de Marinha situado na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro. Seus planos foram traçados por engenheiros navais brasileiros e sua construção foi feita, também, por operários brasileiros.
O batimento da quilha se deu em 11 de junho de 1936, e a 06 de novembro de 1937, já armado e praticamente pronto, foi realizada a cerimônia de seu batismo, data em que foi incorporado à Marinha do Brasil. Sua Madrinha foi a Sra. DARCY SARMANHO VARGAS, esposa do Excelentíssimo Senhor Presidente da República GETÚLIO DORNELLES VARGAS, que também encontrava-se presente naquela ocasião.
Em 9 de março de 1938 foi incorporado à Flotilha de Mato Grosso.
Em 19 de abril de 1943 foi desincorporado da Flotilha de Mato Grosso para ser incorporado à Força Subordinada ao Comando Naval do Leste, com sede em Salvador, Bahia, a fim de escoltar navios e patrulhar o porto.
Foi desligado do Comando Naval do Leste em 20 de dezembro de 1944, no porto de Vitória, passando a ficar subordinado diretamente ao Estado-Maior da Armada.
Em 25 de maio de 1945 foi reincorporado à Flotilha de Mato Grosso, no porto de Ladário, onde está operando até ao dia de hoje.
Em 27 de setembro de 1997 foi celebrado pela Marinha do Brasil e o Consócio SCL/PEN o contrato das obras de modernização do Navio, a qual foi iniciada em 27 de janeiro de 1998.
Em 6 de novembro de 1999, dia de seu aniversário, a garantia com a contratada encerrou-se e o Navio iniciou sua fase pós-modernização, contando agora com a possibiliddade de operar com helicóptero orgânico.
Locais
Mato Grosso do Sul
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
10/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias