Mostrando 46 resultados

descrição arquivística
Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Visualizar impressão Visualizar:

29 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

  • RJDPHDM COMCFN
  • Fundo
  • 01/02/2012

Documentos relacionados ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Distintivo do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

DESCRIÇÃO

Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolto por elipse feita de cabo de ouro terminado em nó direito, em campo de ouro, duas alabardas, de vermelho, passadas em aspa, tendo superposta uma granada, de preto e chamejante de vermelho. No cantão da sinestra do chefe, uma âncora, de vermelho, disposta em contrabanda.

EXPLICAÇÃO

No campo de ouro, metal evocativo de força e poder, o conjunto heráldico é aquele constante do primitivo escudo do Regimento Naval, predecessor do Corpo de Fuzileiros Navais. A granada chamejante reporta-se à Brigada Real da Marinha, que, criada em 1797 por Alvará de D. Maria I, Rainha de Portugal, era responsável pela artilharia e defesa dos navios que conduziram a família real portuguesa e sua corte para o Brasil, e que posteriormente passou a ser considerada como a célula-mater do CFN.
Os navios recordados pela âncora de vermelho, cujo esmalte, evocativo de coragem e bravura, alude aos predicados daquele Corpo, também rememorado pelas duas alabardas.

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Gestão

Documentos relacionados ao Programa NETUNO, às Inspeções Administrativas Militares (IAM) e demais atividades de melhorias
de processo de gestão

Modificação de Publicação

Circular do CGCFN distribuindo os anexos referentes às alterações nas Publicações CGCFN-1101 - MANUAL BÁSICO DO FUZILEIRO NAVAL (2ª revisão) e o MANUAL BÁSICO DO FUZILEIRO NAVAL (edição reduzida do CGCFN-1101).
Sem anexos.

Pedido de Informação

Ofício do CGCFN à Sua Senhoria, a Senhora JULIANA GOLEBIOVSKI, Procuradora-Seccional da União (em Volta Redonda/RJ), informando o redirecionamento do Ofício nº 53/08 - PSU/VRD/RJ para o CPesFN.

Visita a Ilha da Marambaia

Ofício do CGCFN em resposta ao Exmº. Sr. Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, autorizando a visita à Ilha da Marambaia de estudantes da Universidade do Texas, solicitado pelo Ministro do STJ HERMAN BENJAMIN, e convidando os Ministros do STF/STJ a conhecerem "In Loco" a realidade da ilha.
Anexo um Relatório sobre "Questão Marambaia"