Mostrando 28 resultados

descrição arquivística
Navio-Transporte Fluvial Paraguassu
Visualizar impressão Visualizar:

2 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Distintivo do Navio-Transporte Fluvial Paraguassu

DESCRIÇÃO

Num pentágono formado de cabos de ouro e encimado pela coroa naval, em campo de verde uma cabeça de mulher indígena, na sua cor, adornada de cocar de penas de arara vermelhas, azuis e amarelas; no pescoço, colar de contas vermelhas.

EXPLICAÇÃO

PARAGUASSU – Rio do Estado da Bahia; nasce na Serra do Cocal e deságua na Baía de Todos os Santos. No seu curso, banha as cidades de São Felix e Cachoeira.

Com este nome passou à História a filha de um cacique tupinambá que se casou com o célebre náufrago português Diogo Alvares, o Caramuru, a qual foi batizada na França com o prenome de Catarina, em homenagem à Rainha Catarina de Médicis, mulher de Henrique II da França.

No campo de verde, a lembrar a floresta atlântica existente em todo o litoral brasileiro no século do Descobrimento, a cabeça de índia adornada de cocar recorda a mulher de Diogo Alvares, aludindo assim ao nome do navio.

Gestão

Subsérie que reúne documentos relacionados ao Programa NETUNO,às Inspeções Administrativas Militares (IAM) e demais atividades de melhorias de processo de gestão

Navio-Transporte Fluvial Paraguassu

  • RJDPHDM NTFSSU
  • Fundo
  • 20/06/1972

Documentos relacionados ao Navio-Transporte Fluvial Paraguassu

Navio-Transporte Fluvial Paraguassu