Código de referência
Título
Data(s)
- 31/12/1958 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Suporte papel: A4
Suporte digital: .PDF
Nome do produtor
História administrativa
O Hospital Naval de Belém (HNBe) foi criado em 31 de dezembro de 1958 pelo Decreto-Lei nº 44.193 de 31/12/58, publicado no Boletim nº 4/1959 do Ministério da Marinha, sendo Diretor Geral de Saúde o Vice-Almirante CARLOS AUGUSTO DE BRITO E SILVA e como Comandante do 4º Distrito Naval o Contra-Almirante LUIZ FERNANDES BARATA.
O prédio do HNBe foi resultado da modificação, ampliação e reforma que sofreu o primitivo prédio dos Sub-Oficiais e Primeiros-Sargentos do Comando do 4º Distrito Naval. Esse prédio foi construído pelo Engenheiro ALFREDO BONEFF, e as reformas e ampliações efetuadas, para transformá-lo em um prédio hospitalar, foram executados pelo Escritório Técnico Administrativo de Belém (ETA) através do Engenheiro OTÁVIO PIRES.
O primeiro Diretor do HNBe foi o Capitão-Tenente (Md) WILTON BASTOS BARROSO, seguido do Capitão-de-Corveta (Md) JOSÉ CARVALHO DA CRUZ que havia sido o primeiro Vice-Diretor.
Seguiram-se mais vinte e dois (23) diretores, até os tempos atuais, esse cargo no momento é ocupado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) ANTONIO GUILHERME COSTA RUF.
O HNBe que iniciou com uma enfermaria, um ambulatório, uma sala de emergência e um laboratório de análises clínicas, vem evoluindo até os tempos atuais onde encontra-se plenamente equipado, possuindo em suas instalações uma Unidade de Terapia Intensiva com quatro (04) leitos, uma Unidade Semi-Intensiva Neonatal com um (01) leito, seis (06) apartamentos, uma enfermaria para adultos, uma enfermaria pediátrica, uma maternidade que totalizam 33 leitos. Possui também um ambulatório com 11 (11) consultórios médico e um consultório odontológico, uma unidade de emergência com três (03) leitos adultos e um infantil, e um Centro Cirúrgico com duas salas de cirurgia e uma sala de parto.
Em 1972 sofreu significativa ampliação tendo sido inaugurada nova ala Administrativa e oito (08) novos apartamentos pelo então Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante EUGÊNIO MARQUES FRAZÃO, tendo como Diretor o Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) ALCYR DE VASCONCELOS BRAGA.
Em 1982 foi inaugurada a Odontoclínica Naval em Val-de-Cães a qual possui atualmente doze (12) cadeiras odontológicas e RX, a qual atende, no momento, todas as especialidades odontológicas atualmente existentes.
Em 1997 foi inaugurada a Unidade Materno-Infantil (UMI), no antigo prédio do Posto Médico em Val-de-Cães, o qual foi totalmente reformado. Atualmente a UMI possui em suas instalações uma sala para emergências médicas, um amplo setor de Fisioterapia, dois consultório de pediatria, um consultório para clínica médica, um consultório de ginecologia, uma sala de audiometria e uma sala para vacinações.
Em 2000/2001 o HNBe passou por várias modificações do seu prédio principal sofrendo com isso ampla reforma de suas instalações, especialmente a troca de seus pisos antigos, (vermelho), por pisos mais modernos (em porcelanatos), e pela ampliação de sua UTI para quatro (04) leitos.
Em 2009 foi realizada permuta do terreno do antigo estacionamento para oficiais e praças do HNBe com a Prefeitura Municipal de Belém para que esta iniciasse as obras de pavimentação da avenida principal do “Portal da Amazônia”.
Em contra-partida a Prefeitura Municipal de Belém construiu novo estacionamento, novas oficinas e alojamentos para o HNBe, um antigo terreno na área do Com4º Distrito Naval, que antes pertencia ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém.
Em 20 de novembro de 2010 foi inaugurado um aparelho de mamografia pelo Vice-Almirante RODRIGO OTÁVIO FERNANDES DE HÔNKIS, Comandante do Quarto Distrito Naval..
Atualmente o HNBe está em fase de redimensionamento de suas instalações, com ampliação de antigas salas e inauguração de novos setores visando poporcionar maior conforto aos seus usuários e a partir de novembro de 2011, está prevista a troca de todas as janelas(em madeira) bastante antigas , por outras mais modernas, em blindex.
Novos equipamentos foram adquiridos e a partir de novembro de 2011, está prevista a troca de todas as janelas(em madeira) bastante antigas , por outras mais modernas, em blindex.
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Hospital Naval de Belém.
Âmbito e conteúdo
Documentos relacionados ao Hospital Naval de Belém.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre
Condiçoes de reprodução
Sem Restrição
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
26/11/2013