Código de referência
Título
Data(s)
- 15/03/2021 (Acumulação)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Suporte papel: A4
Suporte digital: PDF
Nome do produtor
História administrativa
O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (originalmente designado “Comando do Grupamento Naval do Sul”) teve sua primeira sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ, subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval, de acordo com o aviso N° 2106 (reservado) de 08 de setembro de 1967. E quando da transferência de subordinação para o Comando do 5º Distrito Naval com sede na cidade de Rio Grande – RS, todos os livros e publicações pertencentes a esse Comando ficaram pertencendo ao Comando do Grupamento Naval do Leste, que ocupou as mesmas instalações, mobiliária, publicações, viaturas e outros bens que se fizessem necessários ao Comando do Grupamento Naval do Sul, de acordo com o MEMORANDO N° 0017 de 30 de setembro de 1983 do Comandante de Operações Navais.
Em 31 de janeiro de 1983 o Comando do Grupamento Naval do Sul passou a ser subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval, com sede na cidade do Rio Grande- RS , de acordo com o decreto n ° 88.075, de 31 de janeiro de 1983.
Em 11 de junho de 1984, pela Ordem do Dia n ° 0004, de 11 de junho de 1984, do Comandante de Operações Navais, foi efetivada a sua subordinação ao Comando do 5º Distrito Naval, quando aqui chegaram as duas Corvetas (Imperial Marinheiro e Bahiana), trazendo a bordo da Corveta Imperial Marinheiro o Comandante do Grupamento Naval do Sul, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Wladimir Pereira Carvalho.
Em 09 de julho de 1987, foi incorporado ao Comando do Grupamento Naval do Sul o Rebocador de Alto-Mar Tritão, que havia chegado à cidade do Rio Grande em 03 de julho de 1987 e passado à subordinação do Comando do 5º Distrito Naval em 06 de julho de 1987. O Rebocador de Alto-Mar Tritão foi incorporado à Marinha Brasileira em 19 de fevereiro de 1987.
Em 2006, por meio da Portaria nº 192 do Comandante da Marinha, teve seu nome alterado para Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul.
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Formulário de informações históricas referentes a esta OM
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre
Condiçoes de reprodução
Sem restrição
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Revisado
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
22/02/2022
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Lançado por: CB-QI Sarah