Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Arquivo PDF.
2 páginas.
Nome do produtor
História administrativa
A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (ERMBe) foi criada em 08 de Janeiro de 1969, com a denominação de Estação Rádio de Belém. Seu nome foi alterado para Estação Rádio da Marinha em Belém, em 12 de Fevereiro de 1969 . Foi finalmente ativada em 07 de dezembro de 1978 pelo Comandante de Operações Navais, quando foi desativada a Estação Rádio de Val-de-Cães, tendo absorvido o acervo e equipamentos desta última. Em abril de 2002,foi finalmente alterada, por meio da Portaria 117/MB do Comandante da Marinha, a sua denominação para Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém.
A ERMBe está atualmente localizada em terreno de cerca de 1.300.000 m2, situada a 6 Km a Leste da Base Naval de Val-de-Cães. A área construída é de 4.810 m2, constando os prédios de Comando, Posto de Transmissão, Posto de Recepção, Posto de Monitoragem e outras benfeitorias. Assim como as demais estações, a ERMBe presta o serviço de estação intermediária de tráfego de comunicações para navios da Marinha do Brasil (MB) navegando em sua área de responsabilidade, o que compreende extensa região marítima ao longo dos estados do Piauí até o Amapá, e todas as redes fluviais dos estados do Piauí, Maranhão e da região Norte. Desta forma a ERMBe presta apoio a qualquer embarcação em situação perigo da vida humana no mar. Esta organização militar (OM) tem como responsabilidade realizar o tráfego de mensagens por rádio na faixa de freqüência de HF, em diversas formas de modulação e métodos (radiofonia e radiodados) e pela operação de redes físicas de tráfego de dados, sempre cumprindo as normas estabelecidas pelos organismos internacionais e regulamentadas por outros nacionais (Agência Nacional de Telecomunicações e Orgãos da marinha.
A maioria de seu efetivo é formada por militares especialistas em comunicações, porém há outros profissionais ligados às áreas de administração, finanças, logística e serviços de manutenção, que contribuem na execução das tarefas atribuídas e, por conseguinte, para o cumprimento da MISSÃO.
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
DESCRIÇÃO
Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolto por uma elipse feita de um cabo de ouro terminado em nó direito, em campo de azul, duas centelhas de ouro de três ramos cada uma, os segundos das quais postos em faixa, tendo os ramos voltados para baixo terminados em forma de seta e opostos aos dois outros dispostos em aspa, envoltas aquelas por uma circunferência do mesmo metal; em chefe dois cães de ouro com malhas em preto, afrontados e coleirados de vermelho.
EXPLICAÇÃO
O campo azul, simbolizando o céu, representa o espaço infinito por onde transitam as mensagens telegráficas transmitidas e recebidas pela Estação Rádio de Val-de-Cães; as centelhas envoltas numa circunferência, distintivo da telegrafia na MB, indicam as atividades da aludida Estação e os cães, lembrando o nome Val, corruptela de Vale, evocam a designação da localidade do Estado do Pará, sede da Estação Rádio em apreço e que lhe dá o nome.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
07/02/2020
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Lançado pelo estagiário Aidan S. Paim.