Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Diretoria-Geral do Material da Marinha
Forma(s) paralela(s) de nome
- DGMM
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- DRGMAT
Outra(s) forma(s) de nome
- 40000
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
18/06/1968 -
Histórico
A Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pelo decreto 62.860, de 18 de junho de 1968, que estabelecia a Estrutura Básica da Organização do Ministério da Marinha.
Suas atividades foram regulamentadas pelo Decreto 64.462, de 05 de maio de 1969, até sua revogação pelo Decreto 96.457, de 02 de agosto de 1988. A partir de então, passou a ter sua organização e atividades em conformidade com novos regulamentos aprovados, sucessivamente, pelas Portarias 0032, de 09 de agosto de 1988, 0050, de 20 de abril de 1995, e 0365, de 17 de dezembro de 1996, todas do Chefe do Estado-Maior da Armada. Revogada essa última Portaria, a DGMM passou a ter suas atividades e organização estruturadas pelo regulamento aprovado pela Portaria 0209,de 05 de maio de 1999, do Chefe do Estado-Maior da Armada.
Locais
Rio de Janeiro - RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
A DGMM tem o propósito de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval, no tocante às atividades relacionadas com o material e a tecnologia da informação da Marinha.
Para a consecução do seu propósito, cabem a DGMM as tarefas de supervisionar os estudos para a formulação de diretrizes concernentes à produção, manutenção, desenvolvimento e pesquisas do material que lhe está afeto; supervisionar os projetos, a construção, a aquisição, a manutenção e os reparos de navios, aeronaves e equipamentos em geral; exercer a supervisão técnica do Sistema de Abastecimento da Marinha; e supervisionar as atividades relativas à Governança de Tecnologia da Informação na Marinha.
Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem a DGMM as tarefas que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pelo Comandante da Marinha.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
30/08/2013 - Nathália Costa (Estagiária)