Diretoria do Pessoal Militar da Marinha

Área de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Diretoria do Pessoal Militar da Marinha

Forma(s) paralela(s) de nome

  • DPMM

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • PESMIL

Outra(s) forma(s) de nome

  • 64000

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

05/12/1923

Histórico

A Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi estabelecida inicialmente como Diretoria do Pessoal da Marinha (DPM), pelo Decreto nº 16.237, de 5 de dezembro de 1923, em substituição à Inspectoria de Marinha, ficando diretamente subordinada ao Ministro da Marinha, como órgão de administração e consulta e tendo a seu cargo todas as questões de pessoal que competiam, até então, às várias Inspectorias, ao Corpo de Marinheiros Nacionais, ao Batalhão Naval e Justiça Militar.

    A DPM funcionava no edifício existente à época no local onde hoje se encontram os canhões que estão voltados para a Praça Barão de Ladário. Em 1935, com a construção do novo Ministério da Marinha, atual Edifício Almirante Tamandaré, a DPM se transferiu para o 4º andar deste Edifício, onde permanece até a presente data.

A denominação atual é decorrente da “Estrutura Básica do Ministério da Marinha”, estabelecida por meio do Decreto nº 62.860, de 18 de junho de 1968. Esse dispositivo legal inseriu a DPMM no Setor de Apoio, chefiada pela Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM), e estabeleceu a sua finalidade: planejar, dirigir, coordenar e controlar as atividades relacionadas com o pessoal militar da Marinha.

Locais

Rio de Janeiro

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Para a consecução do seu propósito, cabem à DPMM as seguintes tarefas:

I - exercer, sob a coordenação da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, a Gerência Executiva do Sistema de Planejamento do Pessoal (SPP);
II - assessorar o Conselho de Planejamento de Pessoal (COPLAPE);
III - administrar a carreira do pessoal militar, exceto a dos Fuzileiros Navais;
IV - exercer as atividades de Órgão Central de Distribuição (OCD), Setor de Distribuição de Pessoal (SDP) e Diretoria Especializada (DE), conforme estabelecido nas Normas para o SPP;
V - administrar os assuntos pertinentes às obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos militares;
VI - administrar os assuntos relativos à justiça e disciplina do pessoal militar, exceto os Fuzileiros Navais;
VII - manter o cadastro do pessoal militar, de seus dependentes e dos beneficiários da Pensão Militar;
VIII - controlar o recrutamento, o ingresso e a exclusão do Serviço Ativo de pessoal militar;
IX - dirigir o Serviço Militar na Marinha;
X - dirigir a Reserva da Marinha;
XI - supervisionar o Sistema de Identificação de Pessoal da Marinha;
XII - supervisionar o Sistema de Proventos e Pensões, no que se refere aos militares inativos e aos pensionistas da Pensão Militar; e
XIII - orientar, coordenar e controlar as atividades do Plano Diretor, relacionadas ao Plano Básico Delta – Pessoal Militar.

Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem à DPMM as seguintes tarefas:

I - executar, no seu nível de competência, as tarefas concernentes à mobilização,
conforme lhe forem atribuídas, observadas as Normas e Diretrizes do “Sistema de Mobilização Marítima” (SIMOMAR);
II - cumprir as “Normas para Regimes Especiais” na área de jurisdição do Comando do 1º DN, no que for aplicável; e
III - cumprir outras tarefas, conforme determinado pelo Comandante da Marinha, pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha ou autoridade com expressa delegação de competência.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

A DPMM tem como propósito a execução de atividades técnico-administrativas e de apoio à Marinha, relativas ao pessoal militar.

Área de relacionamentos

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

02/09/2013 - Nathália Costa (Estagiária)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Lugares relacionados