Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha
Forma(s) paralela(s) de nome
- DCTIM
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- COMTIM
Outra(s) forma(s) de nome
- 49000
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
13/06/1946 -
Histórico
“Em 13JUN1946, o Decreto-Lei 9357 criou a Diretoria de Comunicações da Marinha, diretamente subordinada ao Ministro da Marinha. Em 04AGO1952, a Lei nº 1658 cria a Diretoria de Eletrônica da Marinha e extingue a Diretoria de Comunicações da Marinha. Em 18JUN1968, o Decreto nº 6820 alterou a denominação para Diretoria de Comunicações e Eletrônica da Marinha. A Diretoria de Telecomunicações da Marinha criada pela Portaria Ministerial nº 213 de 30MAR1995 originou-se das atividades técnicas de comunicações da extinta Diretoria de Armamento de Comunicações da Marinha, das atividades de gerência - a nível normativo - do Sistema de Comunicações da Marinha (SISCOM), até então exercidas pelo Comando de Operações Navais e das atividades de Telemática da extinta Diretoria de Informática da Marinha. A Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria n° 14/MB, de 16JAN2008, do Comandante da Marinha, a partir da mudança de nome e ampliação da missão da extinta Diretoria de Telecomunicações da Marinha (DTM), para congregar em uma única Diretoria Especializada a orientação e supervisão funcional do SISCOM, as atividades técnicas pertinentes às Telecomunicações - ambas antes exercidas pela extinta DTM - e a orientação da governança da Tecnologia da Informação na Marinha, atividades estas até então executadas em parte pela DTM e em parte pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). Em 31JAN2008 teve sua organização e atividades alteradas em Regulamento, aprovado pela Portaria n° 21/2008, do Diretor-Geral do Material da Marinha. Posteriormente, em março do mesmo ano, a DCTIM cedeu parte de suas instalações e pessoal para a criação do Centro de Tecnologia de Informação da Marinha (CTIM) (Portaria nº 121, de 31MAR2008, do Comandante da Marinha), com o propósito de garantir a eficácia e contribuir para a eficiência da Governança de Tecnologia da Informação (TI) na MB, observadas as diretrizes estabelecidas pela DCTIM. O Regulamento atualmente em vigor foi aprovado pela Portaria nº 620/2012, do DGMM de 19DEZ2012, e o Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 21/DCTIM, de 19ABR2013. "
Locais
Rio de Janeiro - RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
“Prover serviços flexíveis, integrados e interoperáveis de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), com confiança, segurança e rapidez, a fim de assegurar a eficiência e a eficácia do SISCOM, garantir a defesa do espaço cibernético de interesse da MB e contribuir para a supervisão das atividades relativas à Governança de Tecnologia da Informação (TI) e ao Sistema de Inteligência da Marinha (SIMAR)”.
Art 2° e 3°, Cap II do Regulamento da DCTIM em 19 de dezembro de 2012.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
A Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria n° 14/MB, de 16JAN2008, do Comandante da Marinha, a partir da mudança de nome e ampliação da missão da extinta Diretoria de Telecomunicações da Marinha (DTM), para congregar em uma única Diretoria Especializada a orientação e supervisão funcional do SISCOM, as atividades técnicas pertinentes às Telecomunicações - ambas antes exercidas pela extinta DTM - e a orientação da governança da Tecnologia da Informação na Marinha, atividades estas até então executadas em parte pela DTM e em parte pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). Em 31JAN2008 teve sua organização e atividades alteradas em Regulamento, aprovado pela Portaria n° 21/2008, do Diretor-Geral do Material da Marinha. Posteriormente, em março do mesmo ano, a DCTIM cedeu parte de suas instalações e pessoal para a criação do Centro de Tecnologia de Informação da Marinha (CTIM) (Portaria nº 121, de 31MAR2008, do Comandante da Marinha), com o propósito de garantir a eficácia e contribuir para a eficiência da Governança de Tecnologia da Informação (TI) na MB, observadas as diretrizes estabelecidas pela DCTIM.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
02/09/2013 - 2ºSG-AV-VN-NV-VIEIRA (Estagiário)