Área de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Cunha, Francisco Xavier Carneiro da
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
1882 - 1910
Histórico
O Capitão-Tenente Francisco Xavier Carneiro da Cunha, filho do Dr. Domingos José da Cunha Junior e da D. Rita de Cássia Carneiro Freire, nasceu em 20 de novembro de 1882 em Pernambuco. O Navio Mineiro Jaguarão, que servia na praticagem da Barra do Rio Grande do Sul pelo Aviso Nº 3632, de 04 de agosto de 1923, passou a ser denominado Navio Mineiro Carneiro da Cunha, em homenagem ao Capitão-Tenente Francisco Xavier Carneiro da Cunha, sacrificado no convés do Cruzador Rio Grande do Sul a 09 de dezembro de 1910 durante a Revolta dos Marinheiros.
Locais
Pernambuco
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Carreira: Aspirante a Guarda-Marinha em 07 de abril de 1899; Guarda-Marinha em 03 de janeiro de 1902; Segundo Tenente em 09 de janeiro 1906; Primeiro Tenente em 11 de janeiro 1908; Capitão Tenente por decreto nº 5475 de 09 de dezembro de 1910 (por ato de bravura).
Comissões: Vapor de Guerra Andrada; Cruzador Benjamim Constant; Cruzador Tamandaré; Encouraçado Riachuelo; Flotilha do Rio Grande do Sul; Encarregado de navegação, embarcações miúdas e aparelhos de governo; Encouraçado Riachuelo; Encarregado de alojamento, porões, e compartimentos estanques a bordo do Encouraçado Riachuelo; Comando Geral das Torpedeiras; Corpo de Infantaria de Marinha; Encarregado da Escola Regimental; Comando Geral das Torpedeiras; Encouraçado Floriano; Cruzador Barroso; Navio Escola Tamandaré; Auxiliar do Gabinete do Ministério da Marinha; Encarregado de Destacamento; Auxiliar do Gabinete do Ministro da Marinha; Scout Cruzador Rio Grande do Sul.
Comissões Especiais: Comboiou a Divisão de Guerra Americana barra a fora a bordo do Cruzador Barroso; Auxiliou o Encouraçado Riachuelo encalhado em Ponta Grossa; Transportou os despojos mortais dos Almirantes Barroso e Saldanha da Gama de Montevidéu ao Brasil.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
03/06/2015 - Estagiária Nathalia Oliveira