Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Companhia de Polícia do Batalhão Naval
Forma(s) paralela(s) de nome
- CIAPOLBTLNAV
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- CIAPBN
Outra(s) forma(s) de nome
- 31051
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
09/05/2000
Histórico
A Companhia de Polícia do Batalhão Naval - CiaPolBtlNav, com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ, como Organização Militar independente, foi criada pela Portaria nº 155, de 9 de maio de 2000, do Comandante da Marinha, e tem suas atividades e organização estruturadas por Regulamento, aprovado pela Portaria nº 22 de 14 de agosto de 2000, do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.
A historia da Companhia de Polícia como subunidade remota ao ano de 1948 quando a então Companhia de Polícia do Batalhão de Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais foi criada na base da companhia SP, oriunda da Companhia de Sapadores Pontoneiros. Em 22 de abril de 1948, a Companhia SP passou a ser constituída pelo efetivo de trinta e duas praças. Em 11 de abril de 1949, foi criado o Pelotão de Polícia Motorizado, precursor do atual Pelotão de Motociclistas.
Em 22 de maio de 1950, a Companhia passou a pertencer à lotação da Guarnição do Quartel Central, passando a contar com efetivo de um oficial e sessenta e oito praças. Hoje contamos com seis oficiais e cento e quarenta e nove praças. Em 19 de setembro de 1956, a Companhia passou a ser designada pelo símbolo "Pol".
Locais
Rio de Janeiro - RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
A CiaPolBtlNav tem o propósito de exercer atividades de segurança de instalações, de comboios militares e de autoridades civis e militares.
Para a consecução de seu propósito, cabem à CiaPolBtlNav as seguintes tarefas:
I - prover a segurança das instalações do BtlNav;
II - executar escoltas de batedores motociclistas para proteção de comboios;
III –prover a segurança de autoridades civis e militares; e
IV - realizar controle de distúrbios civis.
Compete, ainda, a CiaPolBtlNav, conduzir o Curso Expedito de Motociclista Militar, o Curso Especial para Destacamento de Segurança em Embaixadas do Brasil, o Curso Especial de Segurança e Proteção de Autoridades, o Curso de Controlador de Trânsito e o Curso Expedito de Preparação para Viagem de Instrução no Navio-Escola Brasil.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Quando foi determinado o início das atividades do Batalhão de Comando do Comando-Geral do CFN, em 12 de abril de 1966, em face da desativação da Guarnição do Quartel Central, a Companhia de Polícia passou a integrar o efetivo daquela unidade.
Em 1981, passou a ser subordinada à Guarnição do Quartel-General do Corpo de Fuzileiros Navais (GQGCFN), nova denominação do antigo Batalhão de Comando e, em 1994, a GQGCFN, finalmente, passou a denominar-se Batalhão Naval.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
16/09/2013 - 2ºSG-AV-VN-VIEIRA (Estagiário)