Código de referência
Título
Data(s)
- 01/03/1996 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Suporte digital: .PDF
Nome do produtor
História administrativa
Em 1° de Março de 1996, por meio do Decreto n° 1.827, foi adotada uma nova organização para a Esquadra Brasileira, consubstanciada na criação de três novos Comandos de Força em substituição ao Comando da Força de Fragatas, Comando da Força de Contratorpedeiros e ao Comando da Força de Apoio. Esses novos Comandos foram o Comando da ° Divisão da Esquadra, o Comando da 2° Divisão da Esquadra e o Comando da Força de Superfície.
Essa mudança, mais do que meramente administrativa, representou também a definição de um novo paradigma na organização de nossas forças navais, em que pela primeira vez haveria comandos única e permanentemente ativados para efetuar o planejamento, execução e análise de operações navais. Nova perspectiva operativa também foi delineada nas demais tarefas atribuídas ás Divisões da Esquadra, uma vez que foram, em adição, incumbidas de subsidiar o Comandante-em- Chefe da Esquadra (ComemCh) com informações destinadas à atualização dos conhecimentos operacionais e ao desenvolvimento de procedimentos operativos.
Cabem aos Comandos das Divisões da Esquadra exercer, no mar, o comando e controle de forças navais, por meio do comando tático de Grupos-Tarefa (GT), planejando e executando, assim, as mais diversas operações navais. São conhecidos, por tal razão, com “Comandos de Forças Operativos”.
O Comando da 1° Divisão da Esquadra legou o o patrimônio do Comando de Força de Fragatas, quando da extinção daquele Comando, sendo herdeiro das tradições daquele Comando, incluindo a honrosa insígnia de Ordem o Mérito Naval, que ostenta com orgulho em seu brasão.
Entidade custodiadora
Procedência
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Comando da Primeira Divisão da Esquadra (Creator)