Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Comando da Primeira Divisão da Esquadra
Forma(s) paralela(s) de nome
- COMDIV-1
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- PRIESQ
Outra(s) forma(s) de nome
- 91700
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
01/03/1996
Histórico
Em 1° de Março de 1996, por meio do Decreto n° 1.827, foi adotada uma nova organização para a Esquadra Brasileira, consubstanciada na criação de três novos Comandos de Força em substituição ao Comando da Força de Fragatas, Comando da Força de Contratorpedeiros e ao Comando da Força de Apoio. Esses novos Comandos foram o Comando da ° Divisão da Esquadra, o Comando da 2° Divisão da Esquadra e o Comando da Força de Superfície.
Essa mudança, mais do que meramente administrativa, representou também a definição de um novo paradigma na organização de nossas forças navais, em que pela primeira vez haveria comandos única e permanentemente ativados para efetuar o planejamento, execução e análise de operações navais. Nova perspectiva operativa também foi delineada nas demais tarefas atribuídas ás Divisões da Esquadra, uma vez que foram, em adição, incumbidas de subsidiar o Comandante-em- Chefe da Esquadra (ComemCh) com informações destinadas à atualização dos conhecimentos operacionais e ao desenvolvimento de procedimentos operativos.
Cabem aos Comandos das Divisões da Esquadra exercer, no mar, o comando e controle de forças navais, por meio do comando tático de Grupos-Tarefa (GT), planejando e executando, assim, as mais diversas operações navais. São conhecidos, por tal razão, com “Comandos de Forças Operativos”.
O Comando da 1° Divisão da Esquadra legou o o patrimônio do Comando de Força de Fragatas, quando da extinção daquele Comando, sendo herdeiro das tradições daquele Comando, incluindo a honrosa insígnia de Ordem o Mérito Naval, que ostenta com orgulho em seu brasão.
Locais
Rio de Janeiro
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Para a consecução do propósito, são atribuídas as seguintes tarefas à 1° Divisão da Esquadra:
a) planejar e executar Operações Navais e analisar is exercícios realizados;
b) subsidiar o Comandante-em-Chefe da Esquadra com informações para atualizar o repositório de conhecimento operacionais;
c) subsidiar os Comandantes das Forças de Superfície, de Submarinos e Aeronaval com informações relativas ao preparo dos meios subordinados; e
d) subsidiar o Comandante-em-chefe da Esquadra com informações para desenvolvimentos de procedimentos operativos.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
O Comando da 1° Divisão de Esquadra tem por propósito contribuir para a eficácia da aplicação dp Poder Naval e para o seu preparo.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
11/09/2013 - Nathália Costa - Estagiária