Código de referência
Título
Data(s)
- 06/02/1957 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Arquivo PDF.
2 páginas.
Nome do produtor
História administrativa
A nossa Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) tem suas origens na decisão, da alta administração naval, adotada após a II Guerra Mundial, no sentido de construir uma Força moderna, com capacidade anfíbia e destinada a atender as necessidades previsíveis de aplicação do Poder Naval brasileiro.
Em conseqüência desta decisão, resultaram três iniciativas fundamentais para que a nossa Marinha dispusesse de Forças especialmente aprestadas para a realização de Operações Anfíbias.
A primeira foi a aprovação do Regulamento para o Corpo de Fuzileiros Navais, em 1950, que previa a existência de uma FFE, no seu Artigo 21.
Surge então a segunda iniciativa, com o envio de oficiais para cursos, estágios e visitas nas organizações de Fuzileiros Navais estrangeiras, particularmente nos Fuzileiros Navais norte-americanos.
Somente sete anos após a previsão da existência da FFE, pelo Regulamento de 1950, concretizaram-se condições mínimas para sua criação e ativação.
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
DESCRIÇÃO
Num escudo boleado, encimado pela coroa naval, campo de verde com espada de cabo de ouro e lâmina de prata, disposta em pala e apontada para cima, cortado de vermelho com dois fuzis de ouro filetados de preto passados em aspa, tendo uma âncora superposta, em pala, do mesmo metal e filetada de preto. Bordadura de azul, semeada de âncoras de prata.
EXPLICAÇÃO
No campo de verde, aludindo à atuação, também em terra, dos Fuzileiros Navais, a espada representa o comando militar; no cortado de vermelho, esmalte evocativo da bravura, os fuzis e a âncora constituem seu próprio distintivo. A bordadura de azul, esmalte clássico da Marinha, semeadas de âncoras, alude aos múltiplos navios da Esquadra Brasileira, à qual está integrada a Força de Fuzileiros. A insígnia pendente do distintivo foi a este anexado em decorrência do Decreto do Presidente da República Federativa do Brasil de 25 de maio de 2005.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
14/05/2019
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Lançado pelo estagiário Aidan S. Paim.