Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira
Forma(s) paralela(s) de nome
- CIAAN
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- CIAAER
Outra(s) forma(s) de nome
- 91190
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
27/05/1955
Histórico
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), com sede no município de São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, foi criado pelo Decreto nº 37.398, de 27 de maio de 1955, ficando, nessa época, sob a subordinação direta da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, e sediado, inicialmente, à Rua do Acre nº 21, 12º andar, Centro - Rio de Janeiro-RJ. Suas atividades foram regulamentadas pelo Decreto nº 37.558, de 30 de junho de 1955. As primeiras instalações operacionais foram localizadas no km 11 da Av. Brasil, no bairro da Penha - RJ, e lá permaneceram até o final do ano de 1961. Em 23 de novembro de 1961, pelo Decreto nº 204, passou à subordinação do Comandante do 1º Distrito Naval, ficando sob controle técnico-administrativo do Diretor-Geral de Aeronáutica da Marinha. Em cumprimento ao Aviso Ministerial nº 2337, de 29 de novembro de 1961, o CIAAN teve sua sede transferida para a localização atual, tendo sido mantida a sua subordinação militar e o controle técnico-administrativo. Posteriormente, através do Decreto nº 68.818, de 28 de junho de 1971, passou à subordinação do Comando da Força Aeronaval. Seus decretos de regulamentação e de alterações foram revogados pelo Decreto nº 87.353, de 2 de julho de 1982, que, por sua vez, foi revogado pelo Decreto s/nº, de 10 de maio de 1991 (publicado no DOU de 13 de maio de 1991). Seu Regulamento foi aprovado pela Portaria nº 1, de 15 de janeiro de 1997, do Comandante de Operações Navais. De acordo com a Portaria nº 456/MB do Comandante da Marinha, de 21 de dezembro de 2009, este Centro de Instrução teve seu nome alterado para de Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira.
Locais
São Pedro da Aldeia -RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
O CIAAN - Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria Oliveira do Amaral é uma instituição de ensino da Marinha que tem a missão de ministrar cursos de Especialização, Subespecialização e Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais e Praças, bem como adestrar o pessoal para a operação dos meios aéreos da Marinha, a fim de capacitá-los para o desempenho das atividades relacionadas com as operações aeronavais a bordo e em terra.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
A história da Aviação na Marinha remonta ao ano de 1916, com a criação da Escola de Aviação Naval, instalada provisoriamente na Ilha das Enxadas, e depois passando para as instalações na Ponta do Galeão, na Ilha do Governador. No entendimento do Ministro da Marinha da época, o Almirante Alexandrino Faria de Alencar, a aviação já representava um elemento importante para a
guerra moderna. Após 25 anos de atividades pioneiras podendo-se citar o Correio Aéreo Naval e os raides ao longo do litoral a Aviação Naval foi extinta em 1941 para a criação do Ministério da Aeronáutica, que incorporou suas aeronaves e uma parte do seu pessoal. O retorno das atividades aéreas na Marinha só veio a partir 1952, com a recriação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha.
O renascimento da Aviação Naval brasileira, onze anos e uma guerra depois, contou com a abnegação e idealismo de uma nova geração de pioneiros e entre eles estava o então Capitão-Tenente Amaral.
Em 1955, foi criado o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) com a função de especializar o pessoal da Marinha para o desempenho de funções relativas às operações aeronavais. A especificidade do emprego de aeronaves na guerra naval, amplamente verificada na Segunda Guerra Mundial, justificava o desenvolvimento de uma estrutura de instrução exclusivamente voltada àquela atividade . Em 1956, o então Capitão-de-Corveta Amaral foi designado para exercer a função de Imediato do CIAAN, que então se resumia a poucas salas no prédio-sede da Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Mantendo a responsabilidade de formar toda uma nova geração de aviadores navais, o Capitão-de-Fragata José Leite Soares Jr., então comandante, encarregou seu imediato da transferência daquele Centro para instalações inacabadas e precárias no quilômetro 11 da Avenida Brasil.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
10/09/2013 - 2ºSG-AV-VN-VIEIRA (Estagiário)