Cabo, Alvaro Pereira do

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Cabo, Alvaro Pereira do

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1903 - 1960

Histórico

O Vice-Almirante Alvaro Pereira do Cabo, filho de José Pereira do Cabo e Laura Cândida Corrêa Pereira do Cabo, nasceu em 22 de março de 1903 no Rio de Janeiro. Nomeado comandante do Contratorpedeiro Mato Grosso, participou ativamente do patrulhamento de nossa costa garantindo nossa soberania. A bordo deste navio realizou inúmeras missões em operações de Guerra, participando ativamente da caça a um submarino inimigo que ameaçava nossas águas. Foi destacado em vários comissões como comodoro, embarcando em navios em comboios, garantindo assim nossas linhas de abastecimento. Enviado para Comissão Naval em Tampa, Flórida (USA), rumou em missão para Nápoles, como imediato ao navio auxiliar Duque de Caxias, embarcando e trazendo de volta a sua terra natal o 3º Escalão da Força Expedicionária Brasileira.
Condecorações e elogios foram uma constante em sua carreira de militar da Marinha Brasileira. No pós-guerra foi designado para várias comissões e comandos importantes, sendo Adido naval no Chile e Diretor-Geral de Armamento antes de assumir sua última comissão como Diretor de Portos e Costas. Faleceu em 13 de novembro de 1960.

Locais

Rio de Janeiro - RJ

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Carreira: Praça de Aspirante a Guarda Marinha em 15 de abril de 1921; Guarda-Marinha em 05 de janeiro de 1925; Segundo-Tenente em 14 de janeiro de 1925; Primeiro-Tenente em 03 de novembro de 1927; Capitão-Tenente em 24 de março de 1932; Capitão-de-Corveta em 29 de agosto de 1941; Capitão-de-Fragata em 09 de maio de 1946; Capitão-de-Mar-e-Guerra em 22 de março de 1952; Contra-Almirante em 20 de junho de 1958; Vice-Almirante em 09 de março de 1959.

Comando e Direções: Flotilha do Amazonas; Navio Faroleiro Tenente Mario Alves; Aviso-Fluvial Amapá; Contratorpedeiro Mato Grosso; Capitania dos Portos do Estado de Santa Catarina; Navio Tanque Marajó; Diretoria Geral de Pessoal (Interino); Diretoria Geral de Armamento da Marinha; Diretoria Geral de Portos e Costas.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamentos

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

28/05/2015 - Estagiária Nathalia Oliveira

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Lugares relacionados