Bittencourt, Julio Regis

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Bittencourt, Julio Regis

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1882 – 1964

Histórico

O Almirante Julio Regis Bittencourt nasceu no Rio Grande do Sul, em 1º de novembro de 1882, filho de Edmundo Muniz Bittencourt e Inês Regis Bittencourt. Ingressou na Escola Naval na turma de 1900, sendo promovido a Guarda-Marinha, em 1903. Por conta própria e grande esforço pessoal estudou engenharia na Europa no Royal Navy College. Regressando ao Brasil em 1914, foi admitido no Corpo de Engenheiros Navais, passando a servir no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1921, quando foi nomeado diretor de construções navais do Arsenal de Marinha do Pará. Durante o tempo passado no Rio de Janeiro se destacou nos difíceis reparos do Cruzador Bahia e nos reparos de vários navios ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918 e 1919, trabalhou no projeto de construção de dois grandes veleiros até então os maiores navios construídos no Brasil. Nomeado em 1931, Diretor Industrial do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi encarregado da completa modernização do Encouraçado Minas Gerais, tendo em seguida sido escolhido para chefiar a Comissão Fiscal de construção do Navio-Escola Almirante Saldanha, na Inglaterra, nos anos de 1933 e 1934. O Almirante Julio Regis dirigiu o AMRJ até 1946, tendo sido já na inatividade promovido ao posto de Almirante de Esquadra, vindo a falecer em 2 de fevereiro de 1964.

Locais

Rio Grande do Sul - RS

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Carreira: Praça de Aspirante a Guarda-Marinha em 12 de abril de 1900; Guarda-Marinha em 12 de dezembro de 1903; Segundo-Tenente em 09 de janeiro de 1906; Primeiro-Tenente em 11 de janeiro de 1908; Capitão-Tenente (EN) em 15 de julho de 1914; Capitão-de-Corveta (EN) em 15 de janeiro de 1919; Capitão-de-Fragata (EN) em 27 de julho de 1923; Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN) em 22 de outubro de 1931; Contra-Almirante (EN) em 19 de agosto de 1938.

Cursos: Construção Naval no Royal Naval College, Greenwich, Inglaterra, em 1910.

Comandos: Diretor Geral do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (interino); Diretor de Engenharia Naval (interino); Diretor Geral do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamentos

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

26/05/2015 - Estagiária Nathalia Oliveira

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Lugares relacionados