Código de referência
Título
Data(s)
- 21/02/2003 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Arquivo PDF.
2 páginas.
Nome do produtor
História administrativa
O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) foi criado pela Portaria nº 285 do Comandante da Marinha , de 22 de outubro de 2002 e ativado em 26 de março de 2003, pela integração da extinta Companhia de Carros de Combate (CiaCC) e pela transferência de subordinação da Companhia de Viaturas Blindadas (CiaVtrBld), do seu co-irmão Batalhão de Viaturas Anfíbias.
Surgiu como uma nova Organização Militar que permitiria um melhor preparo e emprego dos meios blindados pelos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) e a ampliação da capacidade de organização por tarefas dos mesmos, além de concentrar, em local único e próximo aos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, viaturas cujos sistemas de armas se complementam e operam harmonicamente com a infantaria.
No tocante à doutrina, no CFN, os blindados são empregados de acordo com as peculiaridades das OpAnf. Fundamentalmente, os Carros de Combate propiciam ação de choque a uma Força de Desembarque (ForDbq) e as Viaturas Blindadas aumentam a mobilidade das tropas de Fuzileiros Navais, bem como sua proteção blindada. Nas OpAnf, o emprego dos blindados deve prever o seu desembarque o mais cedo possível. Além disso, os meios blindados do nosso Batalhão permitem ao CFN desenvolver uma doutrina de emprego flexível, que propicie o emprego em todo o espectro de operações, desde operações terrestres ofensivas e defensivas clássicas até o atendimento a necessidades de Operações de Paz, de Garantia da Lei e da Ordem e, principalmente, no emprego em Operações Anfíbias. Essa flexibilidade de emprego visa, ainda, a dotar o CFN de meios adequados à realização de operações de reconhecimento, segurança, vigilância e de economia de forças com emprego de blindados.
Endereço: Estrada do Quilombo , S/Nº - Bananal - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 21911-016.
Telefone: (21) 3386-4503
Entidade custodiadora
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
DESCRIÇÃO
Num escudo boleado, encimado pela coroa naval, chefe de verde, partido em contrabanda de ouro, tendo brocante um carro de combate de preto e lavrado de prata. Campo de vermelho com dois fuzis, de ouro, passados em aspa, tendo uma âncora superposta em pala e do mesmo metal.
EXPLICAÇÃO
O campo verde representa as matas para onde investem os carros de combate nas ações ofensivas e o ouro as areias das praias onde ocorrem os desembarques, locais de atuação do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o carro de combate tem como propósito conferir maior poder de fogo, proteção blindada e dar melhores condições de desenvolver a defesa anti-carro da cabeça de praia. No cortado de vermelho, esmalte evocativo da bravura, denodo e intrepidez, predicados dos Fuzileiros Navais do Brasil, os fuzis e a âncora de ouro assim dispostos constituem seu próprio distintivo.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Livre.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
30/04/2019
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Lançado pelo estagiário Aidan S. Paim.