Código de referência
Título
Data(s)
- 21/02/2003 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Suportes: papel, microfilme, filme, fita e digital
Nome do produtor
História administrativa
O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) foi criado pela Portaria nº 285 do Comandante da Marinha , de 22 de outubro de 2002 e ativado em 26 de março de 2003, pela integração da extinta Companhia de Carros de Combate (CiaCC) e pela transferência de subordinação da Companhia de Viaturas Blindadas (CiaVtrBld), do seu co-irmão Batalhão de Viaturas Anfíbias.
Surgiu como uma nova Organização Militar que permitiria um melhor preparo e emprego dos meios blindados pelos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) e a ampliação da capacidade de organização por tarefas dos mesmos, além de concentrar, em local único e próximo aos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, viaturas cujos sistemas de armas se complementam e operam harmonicamente com a infantaria.
No tocante à doutrina, no CFN, os blindados são empregados de acordo com as peculiaridades das OpAnf. Fundamentalmente, os Carros de Combate propiciam ação de choque a uma Força de Desembarque (ForDbq) e as Viaturas Blindadas aumentam a mobilidade das tropas de Fuzileiros Navais, bem como sua proteção blindada. Nas OpAnf, o emprego dos blindados deve prever o seu desembarque o mais cedo possível. Além disso, os meios blindados do nosso Batalhão permitem ao CFN desenvolver uma doutrina de emprego flexível, que propicie o emprego em todo o espectro de operações, desde operações terrestres ofensivas e defensivas clássicas até o atendimento a necessidades de Operações de Paz, de Garantia da Lei e da Ordem e, principalmente, no emprego em Operações Anfíbias. Essa flexibilidade de emprego visa, ainda, a dotar o CFN de meios adequados à realização de operações de reconhecimento, segurança, vigilância e de economia de forças com emprego de blindados.
Endereço: Estrada do Quilombo , S/Nº - Bananal - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 21911-016.
Telefone: (21) 3386-4503
Entidade custodiadora
Procedência
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil