Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Aviso de Pesquisa Aspirante Moura
Forma(s) paralela(s) de nome
- AVPQASPMOURA
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- AVPQAM
- U-14
Outra(s) forma(s) de nome
- 20302
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
25/01/2010
Histórico
O Aviso de Pesquisa Aspirante Moura - U 14 é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Aspirante José Cláudio Soares de Moura, que entrou na Escola Naval em 1963 e faleceu em serviço em 12 de junho de 1966.
O navio foi construído no estaleiro Astillleros Brodogradiliste, em 1987, e modernizado em 2008. Foi incorporado à Marinha do Brasil em Sandfjord (Noruega), em 25 de janeiro de 2010, em cerimônia presidida pelo Adido de Defesa e Naval na Inglaterra, Suécia e Noruega, em cumprimento à Portaria n° 31/MB, de 21 de janeiro de 2010, e ficou subordinado à Diretoria-Geral do Material da Marinha.
Foi incorporado à Armada e teve sua subordinação transferida para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha no dia 17 de junho de 2010 por meio da Portaria n° 221/MB, de 09 de junho de 2010.
O Aviso de Pesquisa Aspirante Moura é aplicado como Laboratório Flutuante de Pesquisa Oceanográfica, fazendo com que a Marinha do Brasil tenha uma contribuição para as vertentes ambiental e científica da Amazônia Azul e para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), possibilitando expandir suas pesquisas, em proveito das Operações Navais.
Esta embarcação, na condição de Laboratório Flutuante de Pesquisa Oceanográfica, opera sem vínculo com o IEAPM, exceto o operativo. Esta desvinculação significa que, projetos de instituições de pesquisa inseridos no Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM) e submetidos à Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) para aprovação formal com o aval da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), são realizados com pesquisadores, instrumentação e recursos financeiros daquelas instituições, cabendo ao IEAPM a definição de áreas e épocas de operação dentro dos limites de dias de mar a que, obrigatoriamente, o Aviso de Pesquisa Aspirante Moura deverá ser empregado para atender a comunidade científica.
Incorpora, em sua estrutura, uma inovação na Marinha do Brasil, pois é o primeiro a navegar sem o uso de leme, substituído por hélices azimutais, que giram 360o integradas a um sistema de piloto automático e cartas náuticas eletrônicas, garantindo uma melhor governabilidade.
O Aviso de Instrução de Pesquisa Aspirante Moura é subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos.
De acordo com o BONO nº 476/2018 e Portaria Nº 12/2018, da DGN o Aviso de Pesquisa "Aspirante Moura" teve sua subordinação alterada Grupamento de Navios Hidroceanográficos.
Endereço: Rua Kioto, n° 253, Praia dos Anjos, Arraial do Cabo – RJ – Brasil – CEP: 28930-000.
Telefone (s): (21) 2189-1432
(21) 96734-1042
Locais
Rio de Janeiro - RJ
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
O Aviso de Pesquisa Aspirante Moura agrega significativa contribuição às vertentes ambiental e científica da Amazônia Azul, em destaque as seguintes tarefas:
- Apoiar a busca de mais conhecimento dos mares e oceanos;
- Possibilitar a expansão de pesquisas em proveito das Operações Navais da Esquadra;
- Apoiar atividades de ensino, desenvolvidas em conjunto com alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições públicas e privadas conveniadas, funcionando como uma sala de aula flutuante;
- Realizar trabalhos direcionados ao monitoramento de recifes artificiais e de apoio ao combate a agentes poluidores no mar;
- Coletar dados oceanográficos, relacionados aos sistemas de correntes marinhas e ao clima; e
- Avaliar sistemas de propagação da energia acústica.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
O Aviso de Pesquisa Aspirante Moura tem o propósito de apoiar pesquisas oceanográficas de interesse da Marinha e da Comunidade Científica nacional, integrando o programa “Laboratório Nacional Embarcado”, além de apoiar atividades de ensino.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
Atualizado em 20/06/2018
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
http://www.naval.com.br/ngb/A/A130/A130.html
http://www.mar.mil.br/hotsites/marinhaemrevista/anteriores_pdf/agosto_2010.pdf
https://www.marinha.mil.br/ieapm/embarcacoes
Boletim de Ordens e Notícias n° 341 de 27 de Maio de 2010 da Marinha do Brasil
Notas de manutenção
Atualizado pelo SO-CN-RM1 Calixto