Fundo AVNAVAL 1ªFASE - Aviação Naval 1ª fase

Hidroavião na Baía de Guanabara. Hidroavião em manobra na Ilha das Enxadas. Dois hidroaviões em montagem nos hangares na Escola de Aviação Naval. Almirante Garnier, Almirante Thedim Costa, General Tasso Fragoso, Presidente da República Wencesl... Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Hidroavião fundeado nas águas da Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Hidroavião decolando das águas da Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Vista aérea da Ilha Fiscal. Hidroavião decolando das águas da Baía de Guanabara. Hidroavião decolando das águas da Baía de Guanabara. Vista aérea da cidade de Niterói. Hidroavião na Ilha das Enxadas. Vista aérea da Ponta do Gragoatá Vista aérea da cidade de Niterói. Hidroavião em vôo. Hidroavião em vôo. Hidroavião na Ilha das Enxadas. Vista aérea da Fortaleza de Santa Cruz. Hidroavião fundeado próximo à Ilha das Enxadas. Almirante Pedro Max de Frontin. Manobra com o hidroavião Borel. Visita de oficiais americanos à Escola Naval. Visita do Presidente Wenceslau Braz à Escola de Aviação Naval, na Ilha das Enxadas. Hidroavião decolando das águas da Baía de Guanabara. Pessoas observam o hidroavião sobrevoando a Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoando a Baía de Guanabara. Hidroavião sendo guinchado. Oficina de revisão de motores na Escola de Aviação Naval. Hidroavião em operação de pouso nas águas da Baía de Guanabara. Hidroavião fundeado na Ilha das Enxadas. Vista aérea da Ilha de Villegagnon. Vista aérea da Fortaleza de Santa Cruz. Vista aérea da Ilha das Enxadas. Vista aérea do bairro do Caju. Vista aérea da Ilha de Villegagnon. Hidroavião decolando das águas da Baía de Guanabara. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Porto do Rio de Janeiro desde a Praça Mauá até próximo ao Canal do Mangue Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara. Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro. Armamento do Hidroavião. Hidroavião no hangar na Ilha das Enxadas. Hidroavião em vôo. Vista aérea da fortaleza da Ilha da Lage. O Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino de Alencar e o aviador Virginius de Lamare a bordo d... Construção dos hangares na Ilha das Enxadas. Vista aérea do Largo de São Francisco. Hidroavião em vôo. A primeira turma de oficiais aviadores brasileiros e americanos ao lado de um avião na Escola de ... Hidroavião em vôo. Hidroavião pousando nas águas da Baía de Guanabara. Hidroavião em manobra na Ilha das Enxadas. Hidroavião sendo lançado à Baía de Guanabara. Hidroavião em manobra para ser lançado à água. Oficiais brasileiros e americanos na Escola de Aviação, ao fundo um hidroavião. Vista aérea da Ilha de Paquetá e Ilha de Brocoió. Vista aérea da Ilha das Enxadas. Hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara . Vista aérea das ilhas de Santa Cruz, Viana, Conceição, Mocanguê Grande e Pequeno e Ilha do Caju, ... Vista dos hangares da Escola de Aviação Naval na Ilha das Enxadas. Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) em destaque sobrevoando o Cruzador Rio Gr... Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Regresso da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG). Vista aérea das Ilhas da Conceição, Santa Cruz e Viana. Vista aérea do Pão de Açucar. Capitão-Tenente Armando Figueira Trompowsky de Almeida posando ao lado de um hidroavião. Vista aérea da Ilha de Santa Cruz e da Ilha do Viana. Hidroavião sobrevoa a Baía da Guanabara em baixa altitude. Hidroavião tendo à frente o fotógrafo Jorge Kfuri Vista aérea do Encouraçado americano. Vista aérea da recepção ao Encouraçado americano. Vista aérea da recepção ao Encouraçado americano. Vista aérea da recepção ao Encouraçado americano. Vista aérea da recepção ao Encouraçado americano. Vista aérea do Encouraçado americano. Vista aérea da recepção ao Encouraçado americano. Hidroaviões fundeados nas águas da Baía da Guanabara. Capitão-Tenente Virginius Brito de Lamare. Vista aérea da cidade de Niterói. Vista aérea de Cotunduba, Morro do Leme e Praia de Copacabana. Vista panorâmica do Pão de Açucar, Rio de Janeiro. Hidroavião próximo do hangar na Ilha das Enxadas. Três hidroaviões em vôo. Cemitério do Caju. Bairros da Penha, de Ramos e Ilha do Fundão. Hidroavião da Sociedade Italiana de Transporte Aéreo sobrevoa a Baía de Guanabara Vista aérea do Encouraçado americano. Vista aérea da cidade de Niterói. Posando em frente a um hangar na Ilha das Enxadas, o Tenente Mário Godinho,  Tenente Raymundo de ... Hidroavião fundeado nas águas da Baía de Guanabara. Vista aérea do Cruzador Bahia.
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Código de referência

RJDPHDM AVNAVAL 1ªFASE

Título

Aviação Naval 1ª fase

Data(s)

  • 1916 - 1941 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Dimensões variadas
Suportes: papel, fotografias, microfilme, filme, fita e digital

Nome do produtor

(1916 - 1941)

História administrativa

Com a assinatura, pelo Presidente Wenceslau Braz, do Decreto n° 12.167 de 23 de agosto de 1916, é criada a Escola de Aviação Naval, primeira escola militar de aviação do país e, portanto, o berço da nossa aviação militar e o marco de nascimento da Aviação Naval. Teve seu regulamento aprovado pelo Decreto n° 12.364 de 17 de janeiro de 1917. De suas instalações iniciais na carreira do antigo Arsenal de Marinha, a Escola de Aviação Naval passou depois para a ilha das Enxadas, e posteriormente para a ponta do Galeão, onde funcionou até 1941. Este período inicial de vinte e cinco anos - 1916 a 1941 – é conhecido como a primeira fase da Aviação Naval

Nome do produtor

(18/11/1922)

História administrativa

A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, foi criada pelo Decreto n° 15.847, de 18 de novembro de 1922, com a denominação de Comando da Defesa Aérea do Litoral, tendo recebido a denominação atual pelo Decreto n° 16.237, de 5 de dezembro de 1923. Foi posteriormente reorganizada pela Lei n° 1658, de 4 de agosto de 1952, Lei que estabelecia uma nova organização administrativa para o Ministério da Marinha, esta Lei refletia o reconhecimento da necessidade da Marinha voltar a possuir a sua Aviação Naval Orgânica, dando inicio a Segunda Fase da Aviação Naval. A nova Diretoria de Aeronáutica da Marinha teve suas atividades regulamentadas pelos Decretos n° 36.327, de 15 de outubro de 1954, n° 66.061 de 13 de janeiro de 1970 e pelo Decreto n° 76.767 de 11 de dezembro de 1975. Em 1965, por Decreto Presidencial, a Marinha ficou restrita às aeronaves de asa rotativa, assim, a Aviação Naval viveu a sua terceira fase, o que fez da Marinha do Brasil uma das poucas marinhas do mundo que opera com helicópteros embarcados, inclusive no período noturno, em navios de porte relativamente pequeno. Revogado o Decreto de Regulamentação da DAerM, pelo Decreto n° 94.748, de 10 de agosto de 1987, passou a ter a sua organização e atividades estruturadas em conformidade com o Regulamento aprovado pela Portaria nº 28, de 21 de agosto de 1987, alterado pelo Regulamento aprovado pela Portaria n° 15, de 14 de janeiro de 1997, ambas do Chefe do Estado-Maior da Armada. A partir de 08 de abril de 1998 com a assinatura do Decreto Presidencial nº 2538; a Aviação Naval começou a viver a quarta fase , passando a Marinha a ter a capacidade de operar aeronaves a reação de asas fixas. Em 1º de abril de 2003, a DAerM passou a ter sua organização e atividades reguladas em conformidade com o Regulamento aprovado pela Portaria nº 29/2003, do Diretor-Geral do Material da Marinha, revogada posteriormente pela Portaria nº 215, de 8 de junho de 2011, do Diretor-Geral do Material da Marinha.

Entidade custodiadora

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência

Âmbito e conteúdo

Documentos relacionados à 1ª fase da Aviação Naval.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Livre

Condiçoes de reprodução

Sem restrição

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

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Identificador(es) alternativos

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Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

10/02/2014

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

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