Área de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí
Forma(s) paralela(s) de nome
- AGTRAMANDAI
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
- AGNDAI
Outra(s) forma(s) de nome
- 85333
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
26/03/1973
Histórico
A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) foi criada por meio do Decreto nº. 71.991, de 26 de março de 1973, e ativada no dia 16 de março de 1978, quando era Ministro da Marinha o Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Geraldo Azevedo Henning, Comandante do 5º Distrito Naval o Exmo. Sr. Vice-Almirante João Carlos Gonçalves Caminha, Diretor de Portos e Costas o Exmo. Sr. Vice-Almirante Paulo Bonoso Duarte Pinto e Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul o Ilmo. Sr. Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo de Paula Mesiano.
À época de sua ativação a Agência Tramandaí possuía como área de jurisdição os municípios de Torres, Capão da Canoa, Osório, Tramandaí e Mostardas. Hoje, tem sob sua jurisdição 25 municípios do Litoral Norte Gaúcho, com área compreendida entre o Rio Mampituba, em Torres, e o Município de Tavares.
À época da criação da AgTramandai, a região hoje conhecida como Litoral Norte Gaúcho passava por profundas mudanças sócio-econômicas. A urbanização dos municípios, com seus consequentes processos de emancipação e a valorização do mercado imobiliário pautado nas residências de veraneio, e atividades de esporte e recreio, geraram desenvolvimento à região. Porém, a despeito da importância desse contexto urbanístico, um outro fator marcou decisivamente a região como pólo do desenvolvimento estratégico gaúcho: a instalação, em 1968, da Refinaria Alberto Pasqualine - REFAP (em Canoas-RS), do Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra – TEDUT (em Osório-RS) e de duas monoboias (em Tramandaí-RS). Estes investimentos da PETROBRAS deram importância estratégica à região, pois é através das monoboias e do TEDUT que a REFAP recebe a matéria-prima necessária ao processamento de todo o combustível responsável por cerca de 90% do abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (TRANSPETRO, 2017).
A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí é subordinada à Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul.
Endereço: Avenida Beira Rio, n° 199, Barra, Tramandaí – RS – Brasil – CEP: 95590-000.
Telefone (s): (51) 3661-1677 (fax)
(51) 9629-1386
Locais
Tramandaí - RS
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Para a consecução de seu propósito cabem à Capitania, as Delegacias e Agências as seguintes tarefas:
I - Cumprir e fazer cumprir a legislação, os atos e normas, nacionais e internacionais, que regulem os tráfegos marítimos, fluvial e lacustre;
II - Exercer a fiscalização do serviço de praticagem;
III - Exercer a fiscalização do Tráfego Aquaviário (FTA), anteriomente denominada "Polícia Naval" (Atividade de cunho administrativo, que consiste na fiscalização do cumprimento do Regulamento para o Tráfego Marítimo, normas decorrentes, Convenções e Acordos Internacionais sobre navegação, ratificados pelo Brasil, e da poluição das águas causadas por embarcações e terminais marítimos, fluviais e lacustres);
IV - Auxiliar o serviço de salvamento marítimo;
V - Concorrer para a manutenção da sinalização náutica;
VI - Executar, quando determinado, atividades atinentes ao serviço militar; e
VII - Apoiar o pessoal militar da Marinha e seus dependentes, quando não competir a outra Organização Militar da Marinha.
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
A Capitania dos Portos, as Delegacias e as Agências têm o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica.
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
13/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias
21/03/2018 - Atualizado pela CB-AD Caroline Maciel