Unidade Médica Expedicionária da Marinha

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Unidade Médica Expedicionária da Marinha

Forma(s) paralela(s) de nome

  • UMEM

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • UMEXMB

Outra(s) forma(s) do nome

  • 95350

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

28/09/2009

história

Foi realizada, no dia 14 de março, no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo/RJ, a inauguração das novas instalações da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM). A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer e contou com a presença do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Celso Barbosa Montenegro e do Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante (Md) José Antonio Rodrigues Cordeiro.
A UMEM, com sede no Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria nº 331, de 28 de setembro de 2009, do Comandante da Marinha, com o propósito de prestar apoio de saúde aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) nas Operações Anfíbias, montar e nuclear uma Unidade Médica Nível Dois, no contexto das Operações de Paz, bem como instalações de saúde incorporadas a GptOpFuzNav nas Operações Humanitárias e em outras operações, a critério da Administração Naval. Subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, a UMEM é a organização militar responsável pela execução das atividades de Medicina Expedicionária na MB, sob orientação técnica do Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM).
Endereço: AV. Paiva S/Nº - Ilha das Flores - Neves - São Gonçalo - RJ - Brasil - CEP 24.426-148. Tel: (00XX21) 3707-9594

Locais

São Gonçalo - RJ

status legal

funções, ocupações e atividades

Missão: "Planejar e supervisionar o aprestamento das Unidades Subordinadas para prover destacamentos especializados em apoio aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, com vistas à realização de operações terrestres de caráter naval.

Avaliar a eficiência das estruturas e métodos organizacionais vigentes na Tropa de Reforço e propor os seus aperfeiçoamentos.

Avaliar e rever continuamente os procedimentos táticos e logísticos de Fuzileiros Navais e propor os seus aprimoramentos.

A fim de contribuir para realização de operações terrestres de caráter naval."

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

05/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC