Pereira, Jacinto Roque de Senna

Área de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Pereira, Jacinto Roque de Senna

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1784 - 1850

história

Jacinto Roque de Sena Pereira nasceu em Portugal, no ano de 1784. Cursou a Academia Real de Marinha de Lisboa, onde concluiu o Curso de Matemática. Como voluntário da Armada, embarcou no Bergantim Real João a fim de servir na Esquadra do Estreito, no Mediterrâneo, no ano de 1802. Em 18 de março de 1811, alcançou o posto de segundo-tenente, atingindo, ao final de sua carreira, o posto de chefe de divisão. Em sua carreira naval, participou da intervenção militar na Banda Oriental (1816-1820), atual Uruguai, comandando a Escuna Oriental; lutou pela independência do Brasil em 1822; e participou da Guerra da Cisplatina (1825-1828). Atuou durante grande parte de sua carreira comandando forças navais do Império na região do Prata, tendo inclusive participado da comissão de convenção de limites entre o Brasil e o Uruguai, estabelecida após a Guerra da Cisplatina.Exerceu o cargo de ministro da Marinha e, concomitantemente, o de ministro da Guerra, embora este de forma interina. Em sua gestão na pasta da Marinha, incentivou a construção naval; ampliou o Hospital Central da Marinha; promoveu melhorias em portos; e preocupou-se com a instalação de faróis ao longo da costa. Faleceu em 27 de junho de 1850.

Locais

Lisboa - Portugal

status legal

funções, ocupações e atividades

Carreira: Segundo-Tenente em 13 de março de 1811; Primeiro-Tenente em 13 de outubro de 1817; Capitão-Tenente em 12 de outubro de 1820; Capitão de Fragata em 31 de janeiro de 1826; Capitão de Mar e Guerra em 18 de outubro de 1829; Chefe de Divisão em 25 de setembro de 1832.

Comandos e Direções: Escuna Oriental; Nau D. Sebastião; Escuna Reino Unido; Brigue Constança; Brigue Maranhão; Brigue Pirajá; Barca Infante D. Sebastião; Escuna Cristal; Academia de Marinha; Ministério da Marinha.

Vida Política: Ministério da Guerra (interino).

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

02/07/2015 - Estagiária Nathalia Oliveira

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC