Odontoclínica Central da Marinha

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Odontoclínica Central da Marinha

Forma(s) paralela(s) de nome

  • OCM

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • ODONTO

Outra(s) forma(s) do nome

  • 65703

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

07/09/1935

história

Sob o nome de Odontoclínica Naval, foi inaugurada em 7 de setembro de 1935 por decreto assinado pelo Exmo. Sr. Presidente da República do Brasil Getúlio Dorneles Vargas e pelo Exmo. Sr. Ministro da Marinha Almirante Protógenes Pereira Guimarães. Sua primeira localização foi no Laboratório Central da Marinha, equipada com 4 (quatro) consultórios odontológicos.

Em 1937, atendendo a crescente demanda, transferiu-se para o prédio fronteiriço à Ilha das Cobras, onde ficou até 1983.
A Alta Administração Naval, observando a necessidade de promover melhor adequação ao atendimento odontológico na Marinha, julgou por bem construir uma nova Odontoclínica, dotando suas instalações com equipamentos eficientes e modernos. Em 15 de Julho de 1983 foi inaugurada a atual Odontoclínica Central da Marinha, que dispõe de oitenta e um consultórios, distribuídos em três pavimentos.
Em função do trabalho de equipe, silencioso, perseverante e profícuo dos profissionais Cirurgiões-Dentistas Militares ao longo de todos estes anos, podemos afirmar com segurança que a Odontoclínica Central da Marinha desfruta do mais sólido conceito perante as demais instituições odontológicas do País.

Locais

Rio de Janeiro – RJ

status legal

funções, ocupações e atividades

A Odontoclínica Central da Marinha (OCM) é um Órgão Técnico de Execução pertencente ao Subsistema Assistencial do Sistema de Saúde da Marinha voltada ao atendimento dos pacientes em nível secundário. Entende-se por nível secundário os procedimentos que, para serem executados, necessitem de Cirurgiões-Dentistas especializados e recursos tecnológicos apropriados. Esta definição está de acordo com a DGPM-401 2ª Revisão, onde são apresentadas as normas para assistência médico-hospitalar no âmbito da Marinha do Brasil. Por esta razão os pacientes, exclusivamente militares da MB e seus dependentes, que procuram a OCM deverão portar encaminhamento das diversas Unidades de Saúde da Marinha onde inicialmente receberam atendimento em nível primário.
O Objetivo maior da OCM é oferecer de forma técnico-científica o melhor atendimento aos pacientes. Para tanto, são envidados esforços os mais diversos, que incluem cursos de aperfeiçoamento no âmbito naval e em instituições civis, investimentos em tecnologias modernas que atendam aos requisitos do Sistema de Saúde da Marinha, cuidado com a higiene e conforto das dependências físicas do prédio e das salas de espera, planejamento e execução de programas de prevenção odontológica e a assitência odontológica em nível secundário de natureza preventiva, curativa e reabilitadora.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

A Odontoclínica Central da Marinha (OCM) é um Órgão Técnico de Execução pertencente ao Subsistema Assistencial do Sistema de Saúde da Marinha voltada ao atendimento dos pacientes em nível secundário. Entende-se por nível secundário os procedimentos que, para serem executados, necessitem de Cirurgiões-Dentistas (CD) especializados e recursos tecnológicos apropriados. Esta definição está de acordo com a DGPM-401 2ª Revisão, onde são apresentadas as normas para assistência médico-hospitalar no âmbito da Marinha do Brasil (MB). Por esta razão os pacientes, exclusivamente militares da MB e seus dependentes, que procuram a OCM deverão portar encaminhamento das diversas Unidades de Saúde da Marinha onde inicialmente receberam atendimento em nível primário. Estes pacientes são, então, avaliados pelo Serviço de Semiologia. Após avaliação deste Serviço, os referidos pacientes são orientados quanto as suas necessidades terapêuticas e são devidamente encaminhados às Clínicas Especializadas que realizarão o tratamento proposto.
Norteadas pelas diretrizes do Programa de Saúde Bucal da Marinha (PSB), a atividade e a responsabilidade do Serviço de Odontologia Preventiva da OCM se inicia na chegada do paciente à recepção do referido Serviço, encaminhado pelo Serviço de Semiologia ou pelas diversas clínicas da OCM (periodontia, prótese, dentística, endodontia, odontogeriatria e ortodontia) para a realização de procedimentos preventivos e de promoção da saúde. Tais procedimentos podem ser individuais ou coletivos.
Na abordagem individual são realizados: exame bucal, evidenciação do biofilme dental, controle de placa bacteriana, profilaxia dos elementos dentários, aplicação tópica de flúor, instrução de higiene oral, dentre outros procedimentos preventivos. Na abordagem coletiva são ministradas palestras sobre prevenção das doenças em saúde bucal e é feita a motivação dos pacientes para a manutenção de tais orientações, bem como se realiza a prática de técnicas de escovação e o uso do fio dental no Box de Escovação.
São distribuídos aos pacientes folders com informações importantes relativas aos cuidados com a saúde bucal e a prevenção das doenças correlatas.
O Serviço de Estomatologia e Patologia Bucal desenvolve ações voltadas para a prevenção e a identificação precoce do câncer bucal.
A OCM, por meio de seu Serviço de Odontologia Preventiva, presta apoio também às atividades voltadas para prevenção das doenças e a promoção da saúde bucal relacionadas às OM não integrantes do SSM, promovendo palestras e instrução de higiene oral para a tripulação destas OM. Tais OM solicitam o referido apoio por meio de mensagem. A OCM participa, inclusive, das ações de promoção da saúde bucal solicitadas pela Casa do Marinheiro, pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, pelo Espaço Cultural da Marinha, bem como durante o Festival Âncora Social.
Em janeiro de 2012 foi iniciado o programa de prevenção da cárie e da doença periodontal voltado para crianças entre 4 e 12 anos, a ser realizado no âmbito das unidades de saúde do CMAM, supervisionado e apoiado pela OCM. No momento participam deste programa o Ambulatório Naval da Penha e a Policlínica Naval de Niterói.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

03/09/2013 – 2ºSG-AV-VN-VIEIRA (Estagiário)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC