Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano

Forma(s) paralela(s) de nome

  • NASHTENMAXIMIANO

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • NASHTM

Outra(s) forma(s) do nome

  • 86111

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

17/03/2009

história

O Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano - U 28, ex-Scorpion, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homengem ao 1º Tenente Maximiano José dos Santos. Foi construído pelo estaleiro Decenzo e Hipólito em Ladário. Antes de ser adquirido pela Marinha do Brasil em parceria com o Ministério da Saúde por R$ 1.1 milhões, em 31 de janeiro de 2008, a embarcação desempenhava atividades de turismo e de pesca amadora. O navio passou por uma reforma estrutural, com a construção de centro cirúrgico, enfermaria, sala de esterilização, sala de expurgo, farmácia, laboratório, consultório médico, consultórios odontológicos e de um compartimento equipado com aparelho de raio-X, além de uma modernização nos sistemas de propulsão, de geração e distribuição de energia. O navio tem como missão principal realizar assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária às populações ribeirinhas da região do Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, aprimorando, ainda mais, as Ações de Assistência Cívico-Social (ACISO) do Com6ºDN. O NAsH poderá, também, atender às necessidades de apoio logístico durante os deslocamentos das tropas e dos navios que realizam operações na faixa de fronteira; contribuir com a patrulha naval; realizar operações de socorro e atividades de defesa civil; auxiliar na implementação e fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo Federal e Estadual, e ainda, fazer o recebimento e tratamento de baixas em operações ribeirinhas. Em 17 de março de 2009, em cerimonia presidida pelo Contra-Almirante César Sidonio Daiha Moreira, e realizada na Base Fluvial de Ladário foi incorporado á Armada e submetido a Mostra de Armamento em cumprimento a OD n.º2/2009 do EMA e a Portaria n.º20 de 16/01/09 do CM, passando a subordinação do Comando do 6º Distrito Naval e da Flotilha do Mato Grosso.
Endereço: AV. 14 De Março S/N - Centro - Ladário - MS - Brasil - CEP 79370-000
Telefone: 3234-1219

Locais

Mato Grosso do Sul

status legal

funções, ocupações e atividades

Prover assistencia médico-hospitalar, odontológica e sanitária as populaçőes ribeirinhas; conduzir campanhas de medicina preventiva; e coletar material para pesquisas de doenças tropicais e infecto-contagiosas.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

A aquisiçăo do ex-Navio "SCORPIONS" efetiva mais uma etapa do Programa de Reaparelhamento da nossa Força. A sua subsequente adaptaçăo e conversăo em Navio de Assistencia Hospitalar (NAsH), permitindo intensificar as Açőes de Assistencia Cívico-Social e Assistencia Hospitalar nos rios Paraguai e Cuiabá, será possível graças aos recursos oriundos do Termo de Cooperaçăo a ser celebrado entre a Marinha do Brasil e o Fundo Nacional de Saúde.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

11/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC