Moura, Raul Soares de

Área de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Moura, Raul Soares de

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1876 - 1924

história

Raul Soares de Moura, filho do Coronel da Guarda Nacional Camilo Soares de Moura e da D. Amélia Peixoto Soares de Mouranasceu na cidade de Ubá, Minas Gerais, no dia 7 de agosto de 1877. No decurso da sua carreira, foi promotor público da Comarca de Carangola e professor de Direito Público e Constitucional na Faculdade de Direito de Belo Horizonte. No âmbito político, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco, deputado federal por Minas Gerais e governador do mesmo estado. O Ministro Raul Soares de Moura contratou instrutores técnicos estrangeiros para aperfeiçoar o adestramento nas diversas atividades da Esquadra, reaparelhou o Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, organizou o serviço de socorro naval nos principais portos da República e construiu a Fábrica de Piquete para a produção de pólvora. Encerrou as atividades das Escolas de Aprendizes Marinheiros dos Estados do Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. A Escola Naval, que havia sido transferida da Ilha das Enxadas para a Enseada Batista das Neves em 1914, voltou a sua antiga sede, recebendo novo regulamento e restabelecendo a separação entre os cursos da Armada e de Máquinas desde o primeiro ano. Ainda em sua administração, foram incorporadas as seguintes aeronaves: duas Farman F-51, quatro Curtiss N-9H, quatro Aeromarine 40, uma Macchi M-7 e uma Curtiss MF. Faleceu 04 de agosto de 1924.

Locais

Ubá - MG

status legal

funções, ocupações e atividades

Carreira: Promotor Público da Comarca de Carangola; Advogado nas cidades Visconde do Rio Branco e Campinas; Líder da Câmara Mineira; Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais; Professor de Direito Público e Constitucional da Faculdade de Direito de Belo Horizonte; Professor de Português e Literatura do Ginásio Estadual de Campinas; Secretário da Agricultura, Indústria, Terras, Viação e Obras Públicas no Governo Delfim Moreira; Secretário do Interior e Justiça no Estado de Minas Gerais; Ministro da Marinha.

Cursos: Curso de Humanidades em Ouro Preto; Diplomado em Direito.

Vida Política: Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco; Deputado Estadual (2x); Deputado Federal; Senador; Governador do Estado de Minas Gerais (faleceu durante a gestão).

Obras Publicadas: “O Poeta Cristal”.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

29/06/2015 - Estagiária Nathalia Oliveira

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC