Hospital Naval de Ladário

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Hospital Naval de Ladário

Forma(s) paralela(s) de nome

  • HNLA

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • HOSLAD

Outra(s) forma(s) do nome

  • 86700

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

27/07/1951

história

O Hospital Naval de Ladário (HNLa), com sede na cidade do Ladário, MS, foi criado pelo Decreto nº 29.816, de 27 de julho de 1951.
Após a guerra da Tríplice Aliança, o atendimento de saúde dos militares, que era realizado nas proximidades da cidade de Cuiabá, foi transferido para nossa região, em situação precária, com o exercício de apenas um cirurgião-mor, que prestava socorro nas dependências do Cassino dos Oficiais do Arsenal. No ano de 1881, em função do crescimento da tripulação deste Distrito, as instalações de saúde passaram a ocupar uma área própria, composta de 2 galpões que serviam como enfermaria, alojamento para enfermeiros e uma botica.
Em meados do século XX, mais precisamente no ano de 1943, após algumas obras de adaptação e aproveitamento do prédio que servia de Quartel dos Marinheiros, o então chamado Hospital Regional de Ladário, foi instalado na atual edificação.
Em agosto de 1955, pelo Decreto nº 37.687, recebeu a denominação de Hospital Naval de Ladário, foi considerado unidade autônoma, sob o comando militar do 6º Distrito Naval e subordinação técnico-administrativa à Diretoria de Saúde da Marinha.
O Hospital Naval de Ladário teve a sua atividade e organização regulamentado, condicionado as datas de criação dos Hospitais Navais Distritais, conforme a seguir discriminados: inicialmente, pelo Decreto nº 24.567, de 04 de julho de 1934, que aprova novo Regulamento para o Serviço Hospitalar da Marinha de Guerra, em virtude da existência do Hospital Central da Marinha. O citado decreto foi substituído pelo de nº 20.940, de 09 de abril de 1946, e, posteriormente, sofreu sucessivas alterações pelos Decretos nº 23.677, de 15 de setembro de 1947, e nº 25.647, de 11 de outubro de 1948. O Decreto nº 37.687, de 03 de agosto de 1955, revogou os últimos decretos mencionados, além de dotar os Hospitais Navais Distritais de outra regulamentação, até ser revogado pelo Decreto nº 71.511, de 07 de dezembro de 1972, com nova regulamentação. Revogado este último pelo Decreto nº 98.130, de 12 de setembro de 1989, passaram os hospitais a ter sua regulamentação aprovada pela Portaria nº 0046, de 02 de outubro de 1989, do CEMA, alterada pela Portaria nº 0006, de 04 de fevereiro de 1992. Revogada esta última, passaram a ter sua regulamentação aprovada pela Portaria nº 0109, de 27 de dezembro de 1996, do ComOpNav. Revogada a Portaria de regulamentação, passam a ter suas atividades e organizações estruturadas pelo Regulamento, aprovado pela Portaria nº 0068 de 11 de novembro de 1998, do ComOpNav.

Locais

Mato Grosso do Sul

status legal

funções, ocupações e atividades

Para a consecução de seu propósito, cabe ao HNLa as seguintes tarefas:
1 - Prestar assistência de Saúde, nos níveis primário e secundário, em regime ambulatorial e hospitalar, aos usuários do SSM;
2 - Providenciar os demais atendimentos de saúde aos usuários do SSM, em sua área geográfica de atuação, por meio da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), de acordo coma as normas vigentes, ou mediante transferência desses usuários para hospitais que prestem a Assistência Médico-Hospitalar (AMH), em nível terciário;
3 - Planejar e supervisionar, tecnicamente, os atendimentos de saúde prestados aos usuários do SSM, em suas áreas geográficas de atuação;
4 - Executar as atividades periciais, de acordo com as instruções da DSM;
5 - Implantar e executar as atividades de medicina operativa;
6 - Promover o desenvolvimento de pesquisas epidemiológicas de interesse da Marinha;
7 - Executar programas de estágios e internato, de interesse da MB, de acordo com as normas vigentes;
8 - Desempemhar as funções de Unidade-Chave-Hospitalar (UCH), conforme estaelecido na legislação vigente; e
9 - Estabelecer e manter intercâmbio com universidade e outras instituições civis e militares da área de saúde, com vistas a otimizar seu ddesempenho técnico.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

O Hospital Naval de Ladário tem o propósito de contribuir para a eficácia do Serviço de Saúde da Marinha no tocante à execução das atividades técnicas de Medicinal Assistencial, de Medicina Operativa e parcela da Medicina Pericial, na área de jurisdição do Sexto Distrito naval onde se localiza.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

10/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC