Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém

Forma(s) paralela(s) de nome

  • ERMBE

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • ERMBEL

Outra(s) forma(s) do nome

  • 84400

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

08/01/1969

história

A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (ERMBe) foi criada em 08 de Janeiro de 1969, com a denominação de Estação Rádio de Belém. Seu nome foi alterado para Estação Rádio da Marinha em Belém, em 12 de Fevereiro de 1969 . Foi finalmente ativada em 07 de dezembro de 1978 pelo Comandante de Operações Navais, quando foi desativada a Estação Rádio de Val-de-Cães, tendo absorvido o acervo e equipamentos desta última. Em abril de 2002,foi finalmente alterada, por meio da Portaria 117/MB do Comandante da Marinha, a sua denominação para Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém.
A ERMBe está atualmente localizada em terreno de cerca de 1.300.000 m2, situada a 6 Km a Leste da Base Naval de Val-de-Cães. A área construída é de 4.810 m2, constando os prédios de Comando, Posto de Transmissão, Posto de Recepção, Posto de Monitoragem e outras benfeitorias. Assim como as demais estações, a ERMBe presta o serviço de estação intermediária de tráfego de comunicações para navios da Marinha do Brasil (MB) navegando em sua área de responsabilidade, o que compreende extensa região marítima ao longo dos estados do Piauí até o Amapá, e todas as redes fluviais dos estados do Piauí, Maranhão e da região Norte. Desta forma a ERMBe presta apoio a qualquer embarcação em situação perigo da vida humana no mar. Esta organização militar (OM) tem como responsabilidade realizar o tráfego de mensagens por rádio na faixa de freqüência de HF, em diversas formas de modulação e métodos (radiofonia e radiodados) e pela operação de redes físicas de tráfego de dados, sempre cumprindo as normas estabelecidas pelos organismos internacionais e regulamentadas por outros nacionais (Agência Nacional de Telecomunicações e Orgãos da marinha.
A maioria de seu efetivo é formada por militares especialistas em comunicações, porém há outros profissionais ligados às áreas de administração, finanças, logística e serviços de manutenção, que contribuem na execução das tarefas atribuídas e, por conseguinte, para o cumprimento da MISSÃO.

Locais

Belém - PA

status legal

funções, ocupações e atividades

A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém presta o serviço de estação intermediária de tráfego de comunicações para navios da Marinha do Brasil (MB) navegando em sua área de responsabilidade, o que compreende extensa região marítima ao longo dos estados do Piauí até o Amapá, e todas as redes fluviais dos estados do Piauí, Maranhão e da região Norte. Esta organização militar (OM) tem como responsabilidade realizar o tráfego de mensagens por rádio na faixa de freqüência de HF, em diversas formas de modulação e métodos (radiofonia, radiotelegrafia e radiodados) e pela operação de redes físicas de tráfego de dados, sempre cumprindo as normas estabelecidas por organismos internacionais e regulamentadas por outros nacionais (Ministério das Comunicações e Órgãos da Marinha).
Nossas tarefas são as de contribuir para:
- O pleno exercício do Comando às autoridades navais;
- O controle das comunicações navais;
Cabe a ERMBe, ainda:
- Proporcionar comunicações entre as OM da MB, ou entre estas e outras organizações de interesse da MB;
- Cumprir e fiscalizar as doutrinas de comunicações, as normas, os procedimentos e as instruções vigentes na MB, em suas jurisdições.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

10/09/2013

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

Lançado por estagiário Thor Sauer.
  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC