Item DIS - Distintivo da Diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha

Abrir original objeto digital

Código de referência

RJDPHDM DCTIM-DE-HE-DIS

Título

Distintivo da Diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha

Data(s)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Arquivo PDF.
2 páginas.

Nome do produtor

(13/06/1946 -)

História administrativa

“Em 13JUN1946, o Decreto-Lei 9357 criou a Diretoria de Comunicações da Marinha, diretamente subordinada ao Ministro da Marinha. Em 04AGO1952, a Lei nº 1658 cria a Diretoria de Eletrônica da Marinha e extingue a Diretoria de Comunicações da Marinha. Em 18JUN1968, o Decreto nº 6820 alterou a denominação para Diretoria de Comunicações e Eletrônica da Marinha. A Diretoria de Telecomunicações da Marinha criada pela Portaria Ministerial nº 213 de 30MAR1995 originou-se das atividades técnicas de comunicações da extinta Diretoria de Armamento de Comunicações da Marinha, das atividades de gerência - a nível normativo - do Sistema de Comunicações da Marinha (SISCOM), até então exercidas pelo Comando de Operações Navais e das atividades de Telemática da extinta Diretoria de Informática da Marinha. A Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria n° 14/MB, de 16JAN2008, do Comandante da Marinha, a partir da mudança de nome e ampliação da missão da extinta Diretoria de Telecomunicações da Marinha (DTM), para congregar em uma única Diretoria Especializada a orientação e supervisão funcional do SISCOM, as atividades técnicas pertinentes às Telecomunicações - ambas antes exercidas pela extinta DTM - e a orientação da governança da Tecnologia da Informação na Marinha, atividades estas até então executadas em parte pela DTM e em parte pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). Em 31JAN2008 teve sua organização e atividades alteradas em Regulamento, aprovado pela Portaria n° 21/2008, do Diretor-Geral do Material da Marinha. Posteriormente, em março do mesmo ano, a DCTIM cedeu parte de suas instalações e pessoal para a criação do Centro de Tecnologia de Informação da Marinha (CTIM) (Portaria nº 121, de 31MAR2008, do Comandante da Marinha), com o propósito de garantir a eficácia e contribuir para a eficiência da Governança de Tecnologia da Informação (TI) na MB, observadas as diretrizes estabelecidas pela DCTIM. O Regulamento atualmente em vigor foi aprovado pela Portaria nº 620/2012, do DGMM de 19DEZ2012, e o Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 21/DCTIM, de 19ABR2013. "

Entidade custodiadora

Procedência

Âmbito e conteúdo

DESCRIÇÃO

Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolto por uma elipse feita de um cabo de ouro e terminado em nó direito, campo de faixado-ondado de prata e azul de cinco peças, com um par de semáforos cruzadas e passadas em aspa de ouro e vermelho, e filetadas em ouro, tendo uma espada em prata também filetada em ouro e superposta em pala; em chefe de azul, globo estilizado formado por faixas de dígitos de um e zero, que se cruzam em nódulos e encimado por satélite, tudo em ouro.

EXPLICAÇÃO

No campo de azul esmalte clássico da Marinha, o faixado-ondado de prata e azul evoca o mar por onde navegam os navios da Armada brasileira. No chefe também de azul, representativo do céu infinito por onde se propagam as ondas eletromagnéticas, refere-se aos ambientes de atuação da Diretoria; os semáforos e o satélite aludem ao amplo campo tecnológico das comunicações, e a espada em prata representa o aspecto militar; o globo formado pelos dígitos binários boleanos 1 e 0, base da eletrônica digital e da computação, cruzam-se em nódulos a simbolizar a extensa rede da tecnologia da informação, e todos revelam as precípuas atividades e a nobre posição pelo constante aprimoramento científico e profissional do pessoal da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Livre.

Condiçoes de reprodução

Sem restrição de reprodução.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Pontos de acesso de gênero

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

17/12/2019

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Lançado pelo estagiário Aidan S. Paim.

objeto digital (Master) área de direitos

objeto digital (Reference) área de direitos

objeto digital (Thumbnail) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados