Diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha

Forma(s) paralela(s) de nome

  • DCTIM

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • COMTIM

Outra(s) forma(s) do nome

  • 49000

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

13/06/1946 -

história

“Em 13JUN1946, o Decreto-Lei 9357 criou a Diretoria de Comunicações da Marinha, diretamente subordinada ao Ministro da Marinha. Em 04AGO1952, a Lei nº 1658 cria a Diretoria de Eletrônica da Marinha e extingue a Diretoria de Comunicações da Marinha. Em 18JUN1968, o Decreto nº 6820 alterou a denominação para Diretoria de Comunicações e Eletrônica da Marinha. A Diretoria de Telecomunicações da Marinha criada pela Portaria Ministerial nº 213 de 30MAR1995 originou-se das atividades técnicas de comunicações da extinta Diretoria de Armamento de Comunicações da Marinha, das atividades de gerência - a nível normativo - do Sistema de Comunicações da Marinha (SISCOM), até então exercidas pelo Comando de Operações Navais e das atividades de Telemática da extinta Diretoria de Informática da Marinha. A Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria n° 14/MB, de 16JAN2008, do Comandante da Marinha, a partir da mudança de nome e ampliação da missão da extinta Diretoria de Telecomunicações da Marinha (DTM), para congregar em uma única Diretoria Especializada a orientação e supervisão funcional do SISCOM, as atividades técnicas pertinentes às Telecomunicações - ambas antes exercidas pela extinta DTM - e a orientação da governança da Tecnologia da Informação na Marinha, atividades estas até então executadas em parte pela DTM e em parte pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). Em 31JAN2008 teve sua organização e atividades alteradas em Regulamento, aprovado pela Portaria n° 21/2008, do Diretor-Geral do Material da Marinha. Posteriormente, em março do mesmo ano, a DCTIM cedeu parte de suas instalações e pessoal para a criação do Centro de Tecnologia de Informação da Marinha (CTIM) (Portaria nº 121, de 31MAR2008, do Comandante da Marinha), com o propósito de garantir a eficácia e contribuir para a eficiência da Governança de Tecnologia da Informação (TI) na MB, observadas as diretrizes estabelecidas pela DCTIM. O Regulamento atualmente em vigor foi aprovado pela Portaria nº 620/2012, do DGMM de 19DEZ2012, e o Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 21/DCTIM, de 19ABR2013. "

Locais

Rio de Janeiro - RJ

status legal

funções, ocupações e atividades

“Prover serviços flexíveis, integrados e interoperáveis de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), com confiança, segurança e rapidez, a fim de assegurar a eficiência e a eficácia do SISCOM, garantir a defesa do espaço cibernético de interesse da MB e contribuir para a supervisão das atividades relativas à Governança de Tecnologia da Informação (TI) e ao Sistema de Inteligência da Marinha (SIMAR)”.
Art 2° e 3°, Cap II do Regulamento da DCTIM em 19 de dezembro de 2012.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

A Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria n° 14/MB, de 16JAN2008, do Comandante da Marinha, a partir da mudança de nome e ampliação da missão da extinta Diretoria de Telecomunicações da Marinha (DTM), para congregar em uma única Diretoria Especializada a orientação e supervisão funcional do SISCOM, as atividades técnicas pertinentes às Telecomunicações - ambas antes exercidas pela extinta DTM - e a orientação da governança da Tecnologia da Informação na Marinha, atividades estas até então executadas em parte pela DTM e em parte pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). Em 31JAN2008 teve sua organização e atividades alteradas em Regulamento, aprovado pela Portaria n° 21/2008, do Diretor-Geral do Material da Marinha. Posteriormente, em março do mesmo ano, a DCTIM cedeu parte de suas instalações e pessoal para a criação do Centro de Tecnologia de Informação da Marinha (CTIM) (Portaria nº 121, de 31MAR2008, do Comandante da Marinha), com o propósito de garantir a eficácia e contribuir para a eficiência da Governança de Tecnologia da Informação (TI) na MB, observadas as diretrizes estabelecidas pela DCTIM.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

02/09/2013 - 2ºSG-AV-VN-NV-VIEIRA (Estagiário)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC