Companhia de Polícia do Batalhão Naval

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Companhia de Polícia do Batalhão Naval

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CIAPOLBTLNAV

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • CIAPBN

Outra(s) forma(s) do nome

  • 31051

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

09/05/2000

história

A Companhia de Polícia do Batalhão Naval - CiaPolBtlNav, com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ, como Organização Militar independente, foi criada pela Portaria nº 155, de 9 de maio de 2000, do Comandante da Marinha, e tem suas atividades e organização estruturadas por Regulamento, aprovado pela Portaria nº 22 de 14 de agosto de 2000, do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.
A historia da Companhia de Polícia como subunidade remota ao ano de 1948 quando a então Companhia de Polícia do Batalhão de Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais foi criada na base da companhia SP, oriunda da Companhia de Sapadores Pontoneiros. Em 22 de abril de 1948, a Companhia SP passou a ser constituída pelo efetivo de trinta e duas praças. Em 11 de abril de 1949, foi criado o Pelotão de Polícia Motorizado, precursor do atual Pelotão de Motociclistas.
Em 22 de maio de 1950, a Companhia passou a pertencer à lotação da Guarnição do Quartel Central, passando a contar com efetivo de um oficial e sessenta e oito praças. Hoje contamos com seis oficiais e cento e quarenta e nove praças. Em 19 de setembro de 1956, a Companhia passou a ser designada pelo símbolo "Pol".

Locais

Rio de Janeiro - RJ

status legal

funções, ocupações e atividades

A CiaPolBtlNav tem o propósito de exercer atividades de segurança de instalações, de comboios militares e de autoridades civis e militares.
Para a consecução de seu propósito, cabem à CiaPolBtlNav as seguintes tarefas:
I - prover a  segurança das instalações do BtlNav;
II - executar escoltas de batedores motociclistas para proteção de comboios;
III –prover a segurança de autoridades civis e militares; e
IV - realizar controle de distúrbios civis.
Compete, ainda, a CiaPolBtlNav, conduzir o Curso Expedito de Motociclista Militar, o Curso Especial para Destacamento de Segurança em Embaixadas do Brasil, o Curso Especial de Segurança e Proteção de Autoridades, o Curso de Controlador de Trânsito e o Curso Expedito de Preparação para Viagem de Instrução no Navio-Escola Brasil.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Quando foi determinado o início das atividades do Batalhão de Comando do Comando-Geral do CFN, em 12 de abril de 1966, em face da desativação da Guarnição do Quartel Central, a Companhia de Polícia passou a integrar o efetivo daquela unidade.
Em 1981, passou a ser subordinada à Guarnição do Quartel-General do Corpo de Fuzileiros Navais (GQGCFN), nova denominação do antigo Batalhão de Comando e, em 1994, a GQGCFN, finalmente, passou a denominar-se Batalhão Naval.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

16/09/2013 - 2ºSG-AV-VN-VIEIRA (Estagiário)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC