Companhia de Polícia

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Companhia de Polícia

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CIAPOL

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • CIAPOL

Outra(s) forma(s) do nome

  • 95390

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

20/09/1995

história

A Companhia de Polícia, organização militar com semi-autonomia administrativa, com sede no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, foi criada pela Portaria Ministerial nº 0471, de 20 de setembro de 1995. É subordinada ao Comando da Tropa de Reforço e está instalada na Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores.
As instalações ocupadas atualmente pela Comapanhia de Polícia, pelo Batalhão de Viaturas Anfíias e pela Companhia de Apoio ao Desembarque foram construídas entre 1906 e 1909. Os prédios da Ilha das Flores foram utilizados, em situações de emergência, como presídio militar e político. Como hospedaria, alojou imigrantes de várias nacionalidades. Em outras oportunidades, hospedou em suas dependências refugiados coreanos, chineses (1955 e 1956) e húngaros (1957 e 1958).
A Companhia de Polícia adquiriu vasta experiência nos apoios aos exercícios e operações das unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra e dos Distritos Navais, em virtude da variedade de atividades que incluíram, entre outras, a segurança do Presidente da República, segurança portuária, operações de controle de distúrbios e a assistência cívico-social a populações carentes. Esta Organização Militar, apesar do curto período de existência, já autou em operações militares, onde o trato com a população civil exige o profissionalismo de uma tropa bem adestrada assiciado à cortesia que é peculiar ao militar. Cabe destacar que a Companhia de Polícia em 2004 e em 2006 empregou um efetivo de cerca de trinta militares na seguraça dos navios brasileiros (em seus locais de atracação) que efetuaram o transporte para o revezamento das tropas na Haiti.
AV. Paiva, S/Nº - Neves - São Gonçalo - RJ - Brasil - CEP 24611-970
Telefone: 3707-9555

Locais

Rio de Janeiro

status legal

funções, ocupações e atividades

A Companhia de Polícia tem as tarefas de prover seguraça de postos de comando; prover escoltas de autoridades, comboios e prisioneiros de guerra em ambiente operacional; guarnecer postos de coleta de prisioneiros no interior de uma cabeça-de-praia ou zona de responsabilidade tática; guarnecer postos de controle de trânsito e controlar o trânsito nas praias, sáidas de praias e eixos de deslocamento; elaborar a regulamentação do tráfego em meio ambeiente operacional; prover o estabelecimento de rotas e sinais de trânsito em ambiente operacional; executar medidas de proteção das instalações contra atos de sabotagem em ambiente operacional; prover coleta, evacuação e guarda de presos em ambiente operacional e executar as atividades de política militar destinadas ao controle da população civil em ambiente operacional, incluindo a circulação individual, o acolhimento de refugiados e o controle de distúrbios civis, a fim de contribuir com a organização e o preparo dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais organizados pela FFE nas operações anfíbias, ribeirinhas e terrestres de caráter naval.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

30/10/2013 Karolina de Lucena (Estagiária)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Não foi localizado informação acerca do Histórico, Missão e Data
  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC