Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CTMSP

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • CTEMSP

Outra(s) forma(s) do nome

  • 42000

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

17/10/1986

história

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo é uma organização militar que foi criada pelo decreto n° 93.439, de 17 de outubro de 1986, sob o nome de Coordenadoria para Projetos Especiais (COPESP), tendo sua denominação alterada em 1995 para Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).
O CTMSP está dividido em dois sítios, CTMSP-SEDE e Centro Experimental Aramar (CEA).
O CTMSP-SEDE, está localizado na cidade de São Paulo, inserido dentro da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalham servidores militares e civis que exercem atividades técnicas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de projetos e atividades administrativas.
O CEA está localizado em Iperó – SP, a cerca de 120 km da capital, onde estão sendo implantadas as principais oficinas, usinas, laboratórios e protótipos desenvolvidos pelo CTMSP. Entre eles destacam-se o Laboratório Radioecológico (LARE), responsável pelo controle dos efluentes liberados para o meio externo do CEA e pela monitoração de amostras ambientais ao redor do centro, e o Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE) , que será uma instalação experimental em terra de uma planta de propulsão nuclear.

De acordo com a Portaria n° 361/MB/2016, a Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) passam a ser subordinados à DGDNTM.

Locais

São Paulo

status legal

funções, ocupações e atividades

Conduzir o estudo, o projeto, o desenvolvimento, a construção e a avaliação de sistemas, instalações, equipamentos e componentes de interesse da Marinha do Brasil.
Promover, estimular e coordenar projetos e pesquisas de interesse da Marinha do Brasil, no âmbito de institutos e outras entidades governamentais privadas.
Preservar e manter atualizada a capacitação necessária para consecução das tarefas mencionadas acima.
Contribuir para obtenção de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas nas áreas de propulsão e de geração de energia.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

No CTMSP é desenvolvido o Programa Nuclear da Marinha do Brasil que visa à capacitação no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

04/09/2013 - Estagiário Gustavo Nascimento Rocha Dias

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC