Centro de Análises de Sistemas Navais

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Centro de Análises de Sistemas Navais

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CASNAV

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

  • CASNAV

Outra(s) forma(s) do nome

  • 23000

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

09/06/1975

história

Em 9 de junho de 1975, o CASNAV é criado com a finalidade de realizar a avaliação operacional e otimizar o emprego das Fragatas Classe Niterói, primeira classe de navios da Marinha a empregar sistemas digitais para operar suas armas e sensores

Em 1993, o CASNAV é reconhecido como órgão da área de Ciência e Tecnologia da Administração Pública Federal Direta.

Em 1997, o CASNAV passa a realizar suas atividades como uma Organização Militar Prestadora de Serviços de Ciência e Tecnologia.

Em 2003, obteve a certificação ISO 9001 de todos os seus processos finalísticos. Desde então, o CASNAV presta assessoria a outras organizações apoiando na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) visando à obtenção da certificação ISO 9001.

Em 2004, o CASNAV recebe o primeiro prêmio Nacional da Gestão Pública, na faixa bronze, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A partir daí, vem se destacando nessa área recebendo outras premiações.

Em 2008, com a criação da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação da Marinha, o CASNAV passa à sua subordinação.

Em 2009, o Centro obtém a certificação no nível G, do Modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro, o MPS.BR. E em dezembro de 2011, alcança o nível F.

No dia 4 de novembro de 2010, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, inaugura as novas instalações do CASNAV. Localizado no edifício 23 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a nova sede conta com uma área de 5200m² dedicada às necessidades e características de um Centro de excelência
Como resultado de mais uma parceria estratégica de sucesso, o CASNAV inaugura no dia 18 de Março de 2011 o Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil junto à Universidade Federal Fluminense.

Ainda no ano de 2011, o CASNAV implanta um modelo inovador de obtenção de soluções de Tecnologia da Informação criando a Divisão de Gerência de Projetos Terceirizados, que proporciona à Marinha acesso, transferência e capacitação em tecnologias, com controle, objetivo de cronogramas e compartilhamento de responsabilidades.

Visando atender às necessidades das Organizações de Marinha, o CASNAV cria a Divisão de Modelagem e Simulação. Uma infraestrutura capaz de suprir com excêlencia as demandas dos profissionais do mar.

O CASNAV começou com uma tarefa – a avaliação operacional e otimização do emprego das Fragatas Classe “Niterói”. Hoje, com a diversificação de suas áreas de atuação, são mais de 250 pessoas, com expertise em pesquisa operacional, computação, criptologia e segurança de sistemas digitais, trabalhando em cerca de 50 projetos por ano.
Praça Barão de Ladário S/N - Rua da Ponte - Edifício 23 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20091-000.
Telefone: 2197-7483

Locais

Rio de Janeiro

status legal

funções, ocupações e atividades

Para a consecução de seu propósito, cabem ao CASNAV as seguintes tarefas:

I - realizar a avaliação operacional de sistemas e meios navais;
II - pesquisar e desenvolver procedimentos e táticas de emprego para os sistemas e meios navais;
III - pesquisar, projetar e desenvolver sistemas digitais para apoio ao processo decisório;
IV - prestar assessoria técnica para a tomada de decisão aos diversos níveis de direção da MB;
V - pesquisar, projetar e desenvolver algoritmos e sistemas aplicáveis à segurança da informação e à criptologia;
VI - pesquisar, projetar e desenvolver sistemas de informação para apoio administrativo;
VII - prover orientação técnica em áreas de conhecimento de sua competência, de acordo com as normas em vigor; e
VIII - prestar serviços tecnológicos, proteger o patrimônio intelectual e prover a transferência de tecnologia de interesse para instituições parceiras, bem como, delas receber, com a abrangência estabelecida nas respectivas políticas, diretrizes ou convênios e no Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Marinha.

O CASNAV, na condição de OMPS-C, executará suas tarefas em atendimento à demanda de serviços das diversas Organizações Militares da MB, mediante a indicação da fonte de recursos para custeio, de acordo com as normas em vigor.

O CASNAV prestará serviços a órgãos e entidades governamentais e extra-governamentais, quando de interesse da MB e autorizado pela SecCTM.

As áreas de competência técnica do CASNAV são: Análise de Sistemas, Pesquisa Operacional, Engenharia de Sistemas, Segurança da Informação, Criptologia, Matemática e Estatística.

Em situações de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem ao CASNAV as tarefas que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas do EMA.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

O CASNAV tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha do Brasil (MB) e do País.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

02/09/2013- Nathália Costa (Estagiária)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

17/12/2013 Estagiária Ana Paula Garcêz
  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC