Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas

Área de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas

Forma(s) paralela(s) de nome

  • AVHOFLUCARAVELAS
  • H-17

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

02/05/2014

história

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas foi incorporado à Armada em 02 de maio de 2014 por meio da Portaria n° 205/MB, de 22 de Abril de 2014 e classificado como navio de 4ª classe.

É o quarto navio a ostentar o nome Caravelas. Homenageia a cidade homônima do litoral sul da Bahia, localizada às margens do rio Caravelas que, em 1823, foi palco de importante combate entre a Marinha Portuguesa e as Forças Brasileiras, durante a Guerra da Independência.

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, antiga embarcação de passageiros conhecida como a “Sereia do Pantanal”, foi construído em 1999, no Paraná. Em novembro de 2013, foi adquirido pela Marinha do Brasil.

Para cumprimento de suas tarefas, conta com dois modernos ecobatímetros, adequados para operação em águas rasas, e um posicionador satélite, de tecnologia de ponta, em que a posição do navio é corrigida em tempo real. A utilização conjunta desses equipamentos contribui para o total esclarecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localização dos perigos à navegação, tais como pedras, altos-fundos e bancos de areia.

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas é subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

Endereço: Avenida 14 de Março, s/n, Centro, Ladário – MS – Brasil – CEP: 79370-000.
Telefone (s): (67) 3234-1289

Locais

Ladário - Mato Grosso do Sul

status legal

funções, ocupações e atividades

Os Avisos Hidroceanográficos Fluviais destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Os Avisos Hidroceanográficos Fluviais tem a missão de ajudar a fazer cartas náuticas da bacia do rio Amazonas de modo a facilitar um mapeamento hidrográfico mais preciso da região, que abarca cinco milhões de quilômetros quadrados, contribuindo para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nas águas jurisdicionais brasileiras e preservação do meio ambiente, na extensa área sob responsabilidade de seus respectivos Distritos Navais.

Área de relacionamento

Área de ponto de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

AvHoFluCaravelas

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Revisado

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Atualizado em 03/05/2018

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

Atualizado pela CB-AD Caroline Maciel
  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC